Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Afonso Malão

Piano

Natural de Setúbal, Afonso Malão estudou clarinete e piano, mas optou definitivamente pelo piano.

Diplomou-se na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), com 19 valores em piano e completou a licenciatura na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE) do Porto em 2003, com 20 e 18 valores, respectivamente em música de câmara e piano.

Ganhou diversos prémios, entre os quais se contam o 1º Prémio em Piano nos Prémios Jovens Músicos / RDP (1988); 1º Prémio do Júri e do Público em Piano Concurso Maria Campina (1990); 1º Prémio em Música de Câmara no Concurso Helena Sá e Costa (1994).

Foi professor de Música de Câmara na ESML, professor correpetidor e professor de piano em diversas escolas de música em diferentes pontos do País.

Foi também maestro e pianista correpetidor em diversos espectáculos da Fundação Calouste Gulbenkian e do Teatro Nacional de S. Carlos, trabalhando com Manuel Ivo Cruz, Ken Ferrel, John Mauceri, Michel Corboz, Claus Peter Flor, Gerd Albrecht, Franz WelserMost, T.Gulschlbauer, Fabrice Bollon, Franz Bruggen, John Elliot Gardiner, Fiorenza Cossoto, entre outros.

O seu repertório abrange música sinfónica (6ª Sinfonia, de G. Mahler; Sinfonia dos Salmos e Pássaro de Fogo e As Bodas de Igor Stravinsky; Bemoaned by The Wind, de G. Kancheli), música de câmara (sonatas para Clarinete e Piano, de J.Brahms; Grande Duo Concertante, de Weber; várias sonatas para madeiras e piano de F. Poulenc; Sonatina para Violino e Piano, de F. Lopes Graça; obras de Poulenc, Messiaen, Hindemith, Strauss, Mozart e Gershwin para voz e piano) e recitais a solo.

A sua actividade estende-se também pela área do cinema e do teatro.

Recentemente fez a gravação e produção musical do CD a solo Fados para piano, de Alexandre Rey Colaço, para a Transworld, editado em Novembro de 2005 e foi autor dos temas musicais O Sol viaja pelo Universo e O João e a Mariana, e locução do Narrador, para o livro infantil interactivo João e a Rainha da Noite de Patrícia Santos Ferreira, com ilustrações de Rui Veiga, editado em Novembro de 2006.

14 Outubro 2007