Afonso Alves

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Afonso Alves

Direção

Afonso (Manuel Moreira Pereira) Alves nasceu no Porto a 19 de agosto de 1959. Pertenceu ao Quadro de Bandas do Exército entre 1977 e 2005, tendo integrado o corpo docente do Curso de Formação de Sargentos do Exército (especialidade de música) desde 1983 até 1990, dando aulas nas disciplinas de Prática Instrumental, Análise e Técnicas de composição, Acústica, Instrumentação e História da Música.

Tem vindo a realizar estágios técnico-artísticos a convite de inúmeras instituições do continente e ilhas, tendo-se ainda deslocado como maestro a Espanha (Zamora Vigo e Valência), Holanda (Amesterdão e Roterdão) e Noruega (Arendal).

Foi colaborador técnico da firma editora livreira “Musicarte” e dirigiu a Banda de Vila do Conde, Banda Marcial da Foz do Douro e Associação Musical Banda Alvarense.

Da sua intensa e extensa actividade musical destaca-se ainda o cargo como responsável musical pelos projectos integrados no ‘Porto 2001-Capital Europeia da Cultura’ designados como ‘Concertos Gala de S. João’ e ‘Encontro de Bandas da Cidade do Porto’; maestro/director do Festival de Música Sénior realizado em Roterdão em 2001, no Grande Auditório Doolen; maestro/consultor para o espectáculo comemorativo do 25 de Abril realizado em Santarém em 2009.

Como compositor, tem vindo a produzir um vasto reportório em áreas tão distintas como a música coral, música de cena, de concerto e ligeira, tendo sido homenageado em Abril de 2016 pela Câmara Municipal de Águeda e pela União de Bandas de Águeda. Actualmente as suas obras são editadas em Portugal e internacionalmente pela firma “Cardoso & Conceição”, pela editora holandesa “Molenaar Edition BV”, pela editora austríaca “Johann Kliment Musikverlag” Viena de Áustria e pelo grupo editor HEBU Musikverlag GMBH, Alemanha.

É director pedagógico e orientador do “Curso de Direcção Musical Para Banda Orquestra e Coro” promovido pelo Orfeão da Foz do Douro e certificado pelo Associated Board of the Royal Schools of Music, tendo orientado na Comunidade Intermunicipal do Alto Minho um curso de capacitação para jovens maestros oriundos de vários municípios.

É director artístico da Banda Fórum – Filarmónica Portuguesa, Orfeão da Banda Visconde de Salreu, Grupo Coral da Universidade Sénior da Foz, Orfeão da Foz do Douro, Orfeão do Porto, Grupo Coral dos Serviços Sociais da Caixa Geral de Depósitos do Porto e Banda Visconde de Salreu, onde desenvolve intensa atividade.

[ Publicado na Meloteca a 08 de março de 2020 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook