trompetista Adriano Franco

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Adriano Franco

Trompete

Adriano Franco nasceu em Coimbra a 25 de setembro de 1983. Iniciou a sua aprendizagem musical aos 8 anos na Escola de Música da Filarmónica União Taveirense. No ano letivo de 1994/95 ingressou no Conservatório de Música de Coimbra, onde teve como professores de Trompete Jorge Paulo Margaça e Daniel Tapadinhas. Concluiu o 8.º grau de Trompete no ano letivo de 2001/2002.

No ano letivo de 2002/2003 foi admitido no Curso de Música, Área Específica de Trompete (Ramo Educacional) na Universidade de Évora, na classe de Pedro Monteiro, tendo concluído a licenciatura no ano letivo de 2006/2007. No ano letivo 2015/2016 concluiu o Mestrado em Performance de Trompete, na Universidade de Aveiro, na classe de Jorge Almeida.

Integra, enquanto trompetista, a Banda da Filarmónica União Taveirense e o “Coimbra Jazz Ensemble (CoJE)”. É membro fundador da orquestra ligeira “Smooth”, do grupo de Jazz Tradicional “Dixie Gringos”, da “Orquestra Aeminium” e dos “Trumpet Mates Gang”.

Adriano Franco já colaborou/colabora com o Ensemble Contemporaneus, o Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra, a Orquestra Clássica do Centro, a Orquestra Tutti Ensemble, a Orquestra Clássica da Universidade de Évora, a Orquestra de Jazz do Centro e com a Big Band de Jorge Costa Pinto.

Participou em várias classes de aperfeiçoamento, tendo como professores: Barquisimetal, José Augusto Carneiro, John Aigi Hurn, Allen Vizutti, Frank Tibery, Scott Wendalt, Canadian Brass, Fernando Ribeiro, Charles Butler, David Burt, Jorge Almeida, John Swana, John Miller, Daniel Tapadinhas, Sérgio Carolino, Michael Sachs, Hakan Hardenberger, Rex Richardson e Luis González.

Já realizou várias digressões, tendo-se apresentado em concertos em países como: Espanha, França, Itália, Bélgica, Hungria, Rússia, Brasil, Japão e EUA.

Atualmente é docente de trompete no Conservatório de Música de Coimbra (Polos de Arganil e Sertã).

[ Bio facultada por Adriano Franco e publicada na Meloteca a 26 de setembro de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook