Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Adriana Ramos

Violino

Adriana Ramos finalizou o Curso de Licenciatura em Ensino de Música na Universidade de Aveiro na classe de David Lloyd e Zoltan Santa.

Iniciou os estudos musicais em 1990 na ESPROARTE, Escola Profissional de Arte de Mirandela, na classe de António Azevedo da Cunha e Silva.

Integrou durante 5 anos o Quinteto de Cordas Ad libitum, com o qual fez alguns concertos na cidade de Luanda, Angola (1995). Integrou a Orquestra ESPROARTE, com a qual participou no Banff Internacional Festival, Canadá (1994), no Aberdeen Internacional Youth Festival, Escócia (1996) e participou no mesmo Festival com a Orquestra da Escola Profissional de Música de Espinho (2002), com a qual também participou no Festival Internacional de Orquestras de Jovenes em Múrcia, Espanha (1999), e fez com a mesma Orquestra, uma digressão pelo Brasil, nomeadamente no Rio de Janeiro, S. Paulo, Brasília e Salvador da Baía (2005). Fez uma digressão pela Alemanha, nas cidades de Goslar e Hannover (Expo 2000) com a Orquestra da Escola Profissional de Música de Évora (2000).

Integrou a OPJ, Orquestra Portuguesa da Juventude (1994 e 1995) com a qual fez alguns concertos pelo país. Em 2016, participou no 39º Festival de Música de Verão de Paços de Brandão e no 24º Festival de Música de Alcobaça, Cistermúsica 2016, com a Orquestra Sinfónica Euro-Atlântica. Em 2017, participou no 40º Festival de Música de Paços de Brandão e no 25º Festival de Música de Alcobaça, Cistermúsica 2017 com a Orquestra Filarmónica Portuguesa.

Trabalhou com os violinistas André Gousseau, Anna Kratochvilova, Gustavo Delgado, Gerardo Ribeiro, Mark Gunderman e Valentim Stefanov. Em Música de Câmara trabalhou com o violinista Cunha e Silva, o violoncelista José Augusto Pereira de Sousa, com o pianista Vitali Dotchenko, com o compositor Chagas Rosa, com a pianista Helena Marinho e com a organista Edite Rocha.

Em orquestra, trabalhou com os maestros: Arnold Allum, Gunter Arglebe, José Luís Duarte, Leonardo de Barros, Myio Inouye, Ricardo Averbach, Miguel Graça Moura, Gary Daverne, Thomas Rolston, Jean-Mark Burfan, Nicolay Lalov, Cesário Costa, Roland Kieft, António Vassalo Lourenço, Luís Carvalho, Vasco Negreiros, Ernst Schelle, Vasco Pearce de Azevedo, António Sérgio Ferreira, Paulo Lourenço, Nuno Côrte-Real, Jorge Matta, Jean Sebastien Berró, Pedro Neves, Peter Bergamin, Osvaldo Ferreira, Bertrand Brouder e David Giménez Carreras e Alexander Chernushenko.

Participou em alguns eventos, os quais tiveram a participação dos seguintes músicos: Isabel Alcobia, António Salgado, Alessandro Safina, Rui Reininho, Adolfo Luxuria Canibal, Adriano Jordão, Abel Pereira, José Carreras, Pavel Milyukov, Amélia Muge, Horácio Ferreira, José Mário Branco, Alexey Sychev e Alexander Ramm.

Lecciona desde 2009 na Academia de Música de Paços de Brandão.

Partilhe
Share on facebook
Facebook