Bio+
Adélio Carneiro
Tuba
Adélio Carneiro iniciou os estudos musicais na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE) na classe de trompete de Paulo Silva. Mais tarde, na mesma escola, começou os estudos de tuba com Alexandre Fonseca onde, em 1998, terminou o Curso de Instrumentista de Sopro.
Em 1998 ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe de Sérgio Carolino onde, em 2003, terminou a licenciatura.
Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian prosseguiu os estudos na Suiça na Hochschule Musik und Theater Zürich na classe de Anne Jelle-Visser, onde veio a terminar o Orchesterdiplom com classificação máxima por unanimidade do júri (diploma de mérito).
Frequentou classes de aperfeiçoamento com os mais prestigiados tubistas, tais como Philippe Legris, Michael Lind, Thierry Thibault, Melvin Coulberston, Oystein Baadsvik, Walter Hilgers, Roger Bobo, Guy Michel, Simon Styles, Shmuel Hershko, Oren Marshall e Gene Pokorny.
Em grupos de música de câmara e como solista apresentou-se em Portugal, Espanha, França, Itália, Suiça, Áustria, Hungria, Alemanha e Holanda.
Como músico convidado, colaborou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto, OrchestrUtópica, Orquestra de St. Gallen, Orquestra de Winterthur, Orquestra da Ópera de Zurique e com os grupos de música contemporânea Remix Ensemble – Casa da Música e Nuveum Collegium Zürich. Lecionou na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais (de 1999 a 2004) e no Conservatório de Caldas da Rainha (de 2000 a 2004).
Atualmente é docente da classe de tuba na Escola Profissional Metropolitana, na Escola Superior Música de Lisboa e Academia Superior de Orquestra. É membro fundador do Ensemble Português de Tubas “TUBOPHONIA”, do Ensemble de Metais LX brass e membro do Grupo de Metais do Seixal.
2013