Academia de Bailado Fernanda Canossa

  • Morada

    Rua Coutinho Azevedo nº 244
    4000-188 PORTO

  • Telefone

    (00 351) 225 180 938

  • Descrição

    A Academia de Bailado Fernanda Canossa é uma das mais antigas academias de dança do Porto,  lançada em 1978 por Fernanda Canossa, uma das precursoras do ensino de Ballet Clássico em Portugal. Dedica-se à Dança e ao Movimento em todas as suas formas. Para além do Ballet Clássico (RAD), das aulas para CBTS (RAD), e do Moderno (ISTD), ensina outras modalidades – Contemporâneo, Sevilhanas, Flamenco, Stretching, Dança Jazz, Hip Hop ou “Barra no Chão” (alongamento ou pilates para profissionais e alinhamento do corpo e coluna). Aqui nasceram diversas profissionais, sendo a primeira escola a ter a dupla credenciação da “Imperial Society of Teachers of Dancing” e da “Royal Academy of Dance”. A Academia de Bailado Fernanda Canossa trabalha com a RAD e a ISTD do Pré-Primário até ao Avançado 2. Tem workshops ao longo do ano. Várias alunas da Academia foram premiadas em concursos internacionais.

    Iniciou o seu percurso como bailarina aos 9 anos, com a Professora Margarida de Abreu. Em 1960 começa a sua carreira pedagógica na Academia Parnaso. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian em Paris, e integrou o Teatro Universitário do Porto (TUP), realizando tournées no Brasil, Moçambique e Espanha. Criou o primeiro curso de dança no Conservatório de Música de Braga em 1968, tendo lecionado nesta escola durante 20 anos.

    Desde 2004, Sandra Esteves assume o cargo de directora artística, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido e introduzindo novas modalidades de ensino, como a dança moderna e dança  contemporânea, flamenco e teatro musical.

    Fernanda Canossa, precursora da Dança em Portugal

    Fernanda Canossa, precursora da Dança em Portugal