Ana Maria Ribeiro
Flauta
Ana Maria Ribeiro é natural de Santa Maria da Feira, onde frequentou a Academia de Música na classe de Maurício Dias Noites, tendo sido bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.
Prosseguiu os estudos de flauta com Olavo Barros, Wendy Quinlan e Eduardo Lucena, na Escola Superior de Música do Porto, e frequentou classes de aperfeiçoamento com numerosos flautistas de renome internacional.
Apresentou-se a solo com várias orquestras e em duo com piano e Música de Câmara. Orientou numerosos cursos de aperfeiçoamento, e integra com frequência júris em concursos. É detentora de vários prémios em Concursos.
Gravou vários CDS com a ONP e ainda um com o “Quinteto Versus” – etiqueta Numérica. É formada pela Musik-Akademie Der Stadt Basel na Suíça, na classe do Professor Félix Renggli. Recentemente estreou no Palau de la Musica, de Valência, o Concerto para flauta, marimba e sopros – que lhe foi dedicado – do compositor Teodoro Aparicioo Barberan.
Actualmente é Solista da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e professora de Flauta e Música de Câmara no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian.
2013