Moses Sequerra, violinista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Moses Sequerra

violinista

Moses Sequerra nasceu em Lisboa em 1942. Com quatro anos começou os estudos de de violino com Cruz Braz continuando depois com Silva Pereira, Maxim Jacobsen e Giancarlo Pareschi. Paralelamente, nas outras matérias musicais foi aluno de Joly Brga Santos e Francine Benoit, tendo integrado aos 16 anos o Quarteto da Juventude Musical Portuguesa.

Em 1960, graças a bolsas de estudo do Governo Francês, Fundação Calouste Gulbenkian e Instituto de Alta Cultura de “Portugal aperfeiçoou-se em Paris com Jean Fournier e ficou a viver definitivamente na França.

Na sua carreira actuou como solista, entre outras, com a Orquestra Nacional da Rádio de Rio de Janeiro, Orquestra Sinfónica Brasileira, Orquestra da Radiodifusão Portuguesa, Orquestra Filarmónica de Lisboa, Orquestra Sinfónica do Porto, Orquestra Sinfónica de Lyon dirigidas por Edgar Doneux, Isaac Karabtchevsky, Manuel Ivo Cruz, Gunther Arglebe, John Neschling, Nelson Nilo Hack, Jean-Claude Amiot, Eleazar de Carvalho, Daniel Andres.

Em recital ou com o Trio Sequerra tocou em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Finlândia, Austria, República Tcheca, Suiça, Itália, Grécia, Brasil, Argentina, Estados Unidos da América e Israel.

Várias composições lhe são dedicadas.

Nunca tendo esquecido o seu país de origem, do qual conserva a nacionalidade, incluiu na maioria dos seus recitais, obras de compositores portugueses. Tendo sido durante trinta anos professor de violino no Conservatório de Lyon, foi condecorado com a Medalha de Honra Regional Francesa.

Bio inserida na Meloteca a 16 de agosto de 2026