Bio+
Tiago Morin
Guitarra clássica
Tiago Morin iniciou os estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa em 1992 no curso oficial de Piano da classe de Fátima Fraga, tendo concluído o instrumento de teclado na classe de Maria Luiza da Gama Santos.
Em 2005 iniciou os estudos de guitarra clássica na Escola de Guitarra Duarte Costa com Miguel Duarte Costa, tendo feito parte do corpo docente da Escola em 2006. Durante o ano de 2008/2009 foi voluntário numa instituição de solidariedade social onde assegurou a docência de guitarra clássica.
Em 2007 ingressou no curso livre de guitarra na Academia de Amadores de Música com José Manuel Mesquita Lopes, tendo-se transferido nesse ano para o Conservatório de Música D. Dinis em Odivelas, onde integrou a classe do referido professor. Em 2011 terminou com 19 valores o curso de Guitarra clássica no Conservatório de Música D. Dinis e o curso de Canto Gregoriano no Instituto Gregoriano de Lisboa.
Foi admitido em primeiro lugar no Conservatório Superior de Musica de Alicante na classe de Ignacio Rodes, e mais tarde na Lithuanian Music and Theatre Academy na classede Saulius S. Lipčius. Terminou a Licenciatura em Música no ramo de Interpretação de Guitarra Clássica com média final de 9,4 (numa escala de 10 valores), e frequenta o Mestrado em Música no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Em 2009 participou em dois concursos nacionais de guitarra: Ourém, onde obteve o terceiro prémio; e Leiria onde recebeu o segundo prémio. Em 2010 participou no concurso nacional de guitarra em Leiria, no último escalão, tendo obtido o segundo prémio. Em 2011 participou no mesmo concurso onde foi galardoado com o primeiro prémio ex-aequo.
Participou em três edições do Festival Internacional de Guitarra promovido pelo orfeão de Leiria onde tocou obras no concerto final de alunos e onde frequentou classes de aperfeiçoamento com os professores Alvaro Pierri, Carles Trepat, Carlo Marchione, Claudio Marcotulli, Ilda Coelho, Paulo Vaz de Carvalho e Tomás Camacho. Participou na quarta edição do Curso Academia Alto Rendimiento onde integrou a classe do Professor Ignacio Rodes.
Tem participado em diversas actuações em classes de conjunto em duo (com flauta) e orquestra de guitarras, tendo sido frequentemente requisitado para representar o conservatório em eventos oficiais na Câmara de Odivelas e na Fonoteca Municipal de Lisboa, entre outros.
Toca semanalmente guitarra clássica em celebrações de cariz religioso e fez os arranjos para guitarra clássica do Livro do Salmista.
Toca numa guitarra do construtor Arnoldo García.
Tiago Morin é licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, onde concluiu os estudos em 2006 com média de 14 valores. Após a conclusão desta licenciatura trabalhou durante 4 anos numa empresa de sistemas informáticos e redes de computadores, onde prosseguiu a sua formação na área, sendo detentor de diversas certificações.
Tiago Morin trabalha no campo das edições musicais desde 2005. Os materiais que produz abrangem diversos tipos de música: música ocidental instrumental e vocal, coral, gregoriana e moderna/contemporânea. Entre as entidades para que tem trabalhado contam-se a Escola de Guitarra Duarte Costa, José Manuel Mesquita Lopes, Ignacio Rodes e Humberto Amorim, estando envolvido no projecto de recuperação de música sacra portuguesa liderado por Jonathan Ayerst, director do grupo Capella Duriensis.
Bio atualizada na Meloteca a 16 de outubro de 2025


