Viola toeira, Portugal

Viola toeira é um instrumento tradicional português do grupo dos cordofones, subgrupo dos alaúdes, uma das violas tradicionais portuguesas que está na origem da viola da terra açoriana.

A Toeira é uma viola pequena de boca oval com 12 cordas distribuídas por 5 ordens, do agudo para o grave, Mi Si Sol Ré Lá , sendo as três primeiras duplas e as restantes triplas.

A Viola Toeira é uma viola de arame da Beira Litoral, predominante na zona de Coimbra, onde foi durante um largo período de tempo o instrumento predileto dos estudantes da Academia, até ao aparecimento da guitarra que aconteceria por volta do ano de 1850. Foi um instrumento musical, geralmente tocado em “rasgueado” como no cavaquinho, que acompanhou danças e cantigas no contexto rural da Beira. Marcou presença tanto no domínio plebeu como nos salões e teatros e é associado a um repertório de salão que remete para a fidalguia e burguesia, “modinhas” e “minuetos”.

A Casa da Guitarra comercializa Violas Toeiras do contrutor Artimúsica, Instrumentos Musicais, Lda, empresa fundada em 1992, distinguindo-se pela construção artesanal de instrumentos tradicionais portugueses. O método tradicional de construção que há mais de 100 anos foi iniciado pelo mestre Joaquim José Machado, avô dos atuais mestres Manuel Carvalho e José Carvalho, constitui, ainda hoje, a base para esta arte de fabrico, o que faz com que cada instrumento seja reconhecidamente uma peça única.

Fonte: Casa da Guitarra

Viola toeira

Viola toeira, foto Casa da Guitarra

Partilhe
Share on Facebook
Facebook