Tsudi, Moçambique

Tsudi, Moçambique

O tsudi é um instrumento aerófono do tipo flauta, em que o som é produzido pelo sopro do tocador. É constituído por um tubo de caniço (ou bambu) com uma abertura na parte superior onde o tocador sopra. O tsudi é tocado na dança Xinveca, dançada geralmente por jovens, normalmente em noites de luar, por ocasião de festas ou em momentos de alegria. Nesta dança utilizam-se pelo menos seis flautas (de vários tamanhos), produzindo cada uma delas sons diferentes. Os dançarinos formam um círculo, dançando ora num sentido ora noutro. Por vezes, enquanto vão tocando a flauta, seguram na outra mão um chocalho. Podemos encontrar o tsudi na Província de Inhambane (nos distritos de ZavaJa, Inharrime, Maxixe e Morrumbene) e na Província de Maputo.

Fonte: Catálogo dos Instrumentos Musicais de Moçambique, República Popular de Moçambique, Ministério da Educação e Cultura 1980.

É um instrumento de sopro do grupo 421 – aerofones com sopro em aresta – no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais.

  • Instrumentos musicais de Moçambique
  • Aerofones de aresta
  • Família das flautas
  • Instrumentos começados por t
Partilhe
Share on Facebook
Facebook