Soalheira

Soalheira, Brasil

Soalheira é uma designação genérica de instrumentos de percussão dotados de soalhas, existentes em Cabo Verde e no Brasil, com formatos diferentes. Como o nome diz, o som do instrumento vem do agitamento das soalhas, incluindo tampas metálicas de garrafas reutilizadas. Em Cabo Verde e muitos outros países, os instrumentos do tipo “soalheira” são muitas vezes feitos de materiais reciclados e de construção bastante simples. Consiste em numa prancha de madeira com uma parte mais estreita e outra mais larga. Na parte larga existem pregos que servem de suporte para as tampas metálicas. Em Cabo Verde é comum encontrar crianças tocando a soalheira de porta em porta, no dia de São Silvestre (31 de dezembro), desejando bom Ano Novo.

As soalheiras podem ter formas variadas, mas essencialmente possuem uma armação (de madeira, de plástico, de metal) que suporta umas hastes. Essas hastes, por suas vez, perfuram uma série de soalhas que deslizam ao longo da haste, e essas mesmas soalhas produzem som quando chocam entre si. O instrumento é tocado agitando numa direção paralela às hastes que contêm as soalhas.

No Brasil, existe um certo tipo de soalheira usada em batucadas de samba, que são chamadas chapinhas, rocar ou chocalho (o que pode lançar alguma confusão com os outros tipos de chocalhos).

Em Portugal, existe um tipo de soalheira a que se dá o nome de chincalho. É feito com uma prancha de madeira, atravessada por pregos que servem de suporte para tampas metálicas de garrafas, que funcionam como soalhas.

Soalheira, Brasil

Soalheira, Brasil

Instrumentos musicais do Brasil
Partilhe
Share on Facebook
Facebook