Serenata ao Luar
SERENATA AO LUAR
Serenata ao Luar, Fado nº 11, para Canto e Piano, letra de Américo S. d’Oliveira. Coimbra, Livraria Neves Editora, 1ª edição.
Raúl de Campos (de nome completo Raúl Augusto de Almada Lencastre Campos), foi um compositor, maestro e violinista português. Nasceu em Lisboa no ano de 1885 e morreu em 1947. Terminou o curso superior de violino no Conservatório Nacional aos 16 anos, tendo sido aluno de Vítor Hussla, Alagarim, Alexandre de Bettencourt, Júlio Neuparth, Vechi e Freitas Gazul.
Foi 1º violino do Teatro de São Carlos e regente da Orquestra Típica Portuguesa. Também teve uma extensa actividade, como violonista em hotéis, cinemas, cafés e casinos.
Compôs operetas, canções de Coimbra, fados, peças para coro, autos, música para crianças, inspirado pela música popular portuguesa.
Foi co-fundador e director da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais e do Sindicato Nacional dos Músicos. Organizou as tunas e orfeões do Colégio Militar e da Escola Académica, entre outros. Colaborou com os jornais O Diabo e Canção do Sul.
O seu espólio musical encontra-se depositado, desde Junho de 2011, na Biblioteca Nacional de Portugal. Parte do seu acervo musical está igualmente no arquivo da Sociedade Portuguesa de Autores.
CATÁLOGO
Aguarelas Lusitanas, auto em 5 partes.
Nossa Senhora do Sameiro, auto português em 5 partes.
Paisagens de Portugal, auto em 4 partes.
Serenata ao Luar (Fado nº 10)
Zanguizarras do Norte, suite em 4 andamentos.
Raul de Campos compôs duas missas e estudos de violino.
Doação do Espólio de Raul de Campos à BNP
No dia 1 de Junho de 2011, teve lugar a assinatura do Termo de Doação do Espólio de Raul de Campos à BNP. Em representação das partes assinaram Ana Maria de Campos Mourão, na qualidade de doadora, e o Director-Geral da BNP, Jorge Couto.
No mesmo dia inaugurou a mostra Raul de Campos (1883-1947), com documentos exclusivamente provenientes do Espólio doado à instituição.
O Espólio doado à BNP é composto por manuscritos (autógrafos e cópias), impressos musicais e ainda algum material de arquivo relacionado com a sua actividade profissional, juntando-se assim à lista de compositores portugueses, como Augusto Machado, Vianna da Motta, Armando José Fernandes, Luiz de Freitas Branco, Joly Braga Santos, Jorge Croner de Vasconcellos e Ruy Coelho, cujos espólios integram já a colecção de Música da BNP.