Prémio Pe. Miguel Carneiro

Prémio de Composição Prémio Padre Miguel Carneiro

O Prémio Pe. Miguel Carneiro foi instituído pela Paróquia de S. Tomás de Aquino, Lisboa, com o objetivo de homenagear tão singular compositor, por ocasião do quinquagésimo aniversário da fundação do coro do Sagrado Coração de Jesus. O prémio no valor de 1 000,00 (mil euros) pretende distinguir uma composição inédita de Música Sacra.

O Padre Miguel Carneiro é natural de Vila de Ponte (Guimarães). Fez os seus estudos nos seminários diocesanos de Braga, onde concluiu a Teologia e se ordenou em 1957.

Na sua carreira musical teve um papel preponderante o grande compositor padre Doutor Manuel Faria, o seu verdadeiro Mestre em Composição.

Em 1959 foi convidado para colaborador do Monsenhor Lopes da Cruz, fundador e diretor da Rádio Renascença. Em homenagem a esta figura de prestígio, o autor compôs uma Missa de Requiem que foi cantada no dia das exéquias solenes.

Frequentou também o Conservatório de Música de Lisboa, onde concluiu o Curso Superior de Canto, com o Professor Oliveira Lopes.

Foi colaborador assíduo da Revista de Música Sacra de Braga e lecionou formação musical no Colégio Militar e no Externato da Luz, até à sua aposentação. Atualmente, é maestro titular do coro que fundou, residente na Paróquia de S. Tomás de Aquino. É uma presença assídua na RTP na seleção dos coros que participam na Eucaristia Dominical.

A sua vasta obra está parcialmente publicada pela Paulus Editora que se associa a esta iniciativa. Com a instituição deste prémio, a comunidade paroquial de S. Tomás de Aquino pretende, por um lado, dar a conhecer tão importante legado para a música sacra em Portugal e, por outro, estimular o ressurgimento de novos compositores no nosso panorama musical.

0 comentários

Deixe o seu comentário

Dê a sua opinião
O seu contributo torna-nos melhores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *