Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Victor Ferreira

Trombone

Victor Ferreira iniciou os estudos musicais aos 10 anos na Escola de música da Banda Filarmónica da Mamarrosa, sob orientação dos professores Nuno Lopes e Paulo Margaça. Mais tarde, ingressou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, sob orientação de Luís Castro, onde concluiu o 5º grau.

Em 2005 ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho, na classe de trombone de Alexandre Vilela, e também no último ano letivo com Daniel Dias, tendo trabalhado com Adélio Carneiro, Ilídio Massacote, Abel Pereira, David Seidenberg e Francisco Ferreira.

Concluiu a licenciatura na Academia Nacional Superior de orquestra sob orientação de Reinaldo Guerreiro.

Como experiência orquestral teve a oportunidade de trabalhar com as seguintes orquestras: Orquestra APROARTE, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra de sopros de Espinho (onde se apresentou a solo), Orquestra de Sopros do Piaget de Viseu, Orquestra de Sopros de Castelo de Paiva, Orquestra Académica da Metropolitana, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Sopros da Metropolitana, Orquestra de Cascais e Oeiras, Orquestra Clássica do Sul (Algarve), Orquestra Fundação Gulbenkian, participou no Estágio Gulbenkian para orquestra nos anos 2014 e 2015, Decateto Gulbenkian, Ensemble MPMP, Banda Sinfónica Portuguesa e Orquestra Sinfonietta do Porto.

Dos maestros e solistas com quem trabalhou podem destacar-se: Ernst Schelle, Cesário Costa, Sebastien Béreau, Victorino de Almeida, Michael Zilm, Reinaldo Guerreiro, Pedro Neves, Joana Carneiro, Luís Carvalho, Jean-Marc Burfin, Theodor Guschlbauer, Paulo Martins, Alberto Roque, Fernando Marinho Mário Laginha, Maria João Pires, Filipes Alves, Gabriel Antão, Sérgio Carolino, Ricardo Carvalhoso, Ricardo Carvalhoso, Gil Gonçalves, Raquel Reis e Alexandre Vilela.

Realizou classes de aperfeiçoamento e workshop com vários professores: Sérgio Carolino, David Silva, Severo Martinez, Jorgen Van Rijen, Pierre Volders, Vitor Faria, Jordi Berbegal Rico, David Bruchez, James Morrison, Jarrett Butler, Alexandre Vilela, Daniel Dias, António Santos, Álvaro Pinto e Thomas Horsch.

Até ao presente leciona a classe de Trombone na Academia de Artes de Mira, Escola de Música da Banda Filarmónica da Mamarrosa e Escola de Música da Quinta do Picado. Em 2011, foi professor orientador do Workshop de Verão da OML Júnior.