Bio+
Tiago Santos
Guitarra clássica
Tiago Santos nasceu no Porto, a 13 de julho de 1992. Iniciou o seu percurso musical, na Guitarra Clássica, aos 8 anos de idade e aos 10 foi admitido no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian para estudar com Graciano Pinto e Carlos Abreu. Terminou o 8º grau de Guitarra Clássica, em 2011, com a classificação máxima.
Posteriormente, licenciou-se em Música (Performance em Guitarra) pela Universidade de Aveiro, onde estudou com Paulo Vaz de Carvalho, Pedro Rodrigues e, na vertente de música de câmara, com o clarinetista Luís Silva, a pianista Helena Marinho e o compositor António Chagas Rosa. Encontra-se de momento a concluir o Mestrado em Ensino de Música, na mesma instituição.
Foi professor de guitarra e música de câmara no Conservatório de Música e Artes do Dão, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, no Conservatório de Música de Coimbra, e no Conservatório de Música da Jobra, entre outros.
Tiago Santos venceu o IV Concurso Nacional de Guitarra “Cidade de Gaia”, foi premiado no 14º Concurso Internacional Sta. Cecília, no Concurso Internacional “Cidade do Fundão”, em 2011 e ainda, laureado com uma Menção Honrosa com Louvor no “VIII Concurso de Guitarra de S. João da Madeira”.
Apresentou-se a solo ou integrado em grupos de câmara em eventos como o “4º curso dos Encontros de Guitarra de Seia 2010”, a “Semana da Guitarra 2011” (Águeda, Aveiro), o “I Congresso Organológico em Portugal” (Aveiro) e o “Festival de Guitarra de Braga”. Destaca-se a participação no projeto “Musicografias”, em 2014, promovido pela organização Arte no Tempo, onde tocou várias peças do importante compositor vienense Beat Furrer, na presença do mesmo.
Entre 2005 e 2010, foi membro da Orquestra – tuna da Sociedade Musical de Santa Cecília, de Aveiro e júri convidado do “XIII FESTILHA – Festival de Tunas de Ílhavo”. Ajudou a fundar o grupo Fado Novo, grupo de fados que promoveu o Fado de Lisboa no distrito de Aveiro entre 2016 e 2018.
Atualmente, colabora como guitarrista no projecto A Nossa Guitarra dedicado ao estudo e divulgação da guitarra de Coimbra, onde integra o projecto de originais de Henrique Fraga, guitarrista que também acompanha na interpretação da obra da família Paredes.
[ Bio publicada na Meloteca a 19 de setembro de 2019 ]