Tânia Trigo, viola d'arco

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Tânia Trigo

Viola d’arco

Tânia Fernandes Trigo iniciou os estudos musicais em 2007 na Escola Profissional de Arte de Mirandela na classe de viola d’arco de Danuta Grossmannová.

Em 2013 prosseguiu os estudos na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo no Porto na classe de Ryszard Woycicki com quem estudou durante um ano no curso livre.

Em 2014 ingressou na Escola Superior de Artes Aplicadas onde obteve a Licenciatura e o Mestrado em Ensino da Música na classe de Joana Pereira.

Participou em classes de aperfeiçoamento e oficinas com os professores Ana Bela Chaves, Joana Pereira, Ryszard Woycicki, Pedro Muñoz, Wernel Dickel, Máté Szucs, Dorothea Vogel, Aida Carmen Soanea, Leo De Neve, Christophe Dejardins, Isabel Charisius.

Foi premiada em alguns concursos a solo e música de câmara sendo estes, 2º prémio no concurso Grand Prize Virtuoso international competition em Londres, 1º prémio no concurso International Music Competition de em Salzburgo, 1º prémio no concurso “Golden Classical Music Awards” International Competition em Nova York, 1º e 2º Prémio no Concurso “Folefest” Música de Câmara Nível Superior na edição 2018 e 2019. Em 2018 foi selecionada para a Semifinal do prémio jovens músicos. Em 2017 foi admitida em festivais de música como, Aurora Festival & Masterclass 2017 e o Verão clássico Festival onde foi selecionada para tocar no concerto TalentFest.

Ao longo do seu percurso trabalhou com várias orquestras de jovens e profissionais como: Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Ceuta International Symphony Orchestra, Orquestra 430 de Vigo, Neue Philharmonie Munchen em Munich, Estágio Gulbenkian para orquestra.

Como docente trabalhou no Conservatório de Música de Seia, Conservatório de Música de Famalicão, Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga e na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco como monitora da classe.

Trabalhou com diversos maestros como Luís Carvalho, Roberto Perez, Pedro Neves, Rafael Montes, Francesco Belli, Ernst Schelle, Joana Carneiro, José Eduardo Gomes, Rui Pinheiro, Osvaldo Ferreira, Baldur Bronnimann, Michael Boder, Andrea Barizza, Carlos Izcaray, Bastien Stil.

É reforço da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e estuda CAS (Advanced Studies) na Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Stuttgart na classe de Andra Darzins.

[ Músicos de Mirandela ]

[ Bio facultada por Tânia Trigo e publicada na Meloteca a 28 de novembro de 2020 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook