Bio+
Suzanna Lidegran
Violino
Suzanna Lidegran é violinista diplomada pelo Conservatório Real de Música da Dinamarca (DKDM), Copenhaga, tendo feito a Posgraduação em Educação Musical pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Natural de Ödeshög, Suécia, iniciou a sua educação musical aos cinco anos de idade, aprendendo violino, piano e, mais tarde, órgão. Estudou violino a nível particular com Sven Karpe, discípulo de Karl Flesch e professor da Escola Superior de Música de Estocolmo (ESME).
Realizou os estudos superiores de violino na ESME, com o Prof. Josef Grünfarb (1984-85), e no DKDM com o Prof. Milan Vitek, em violino, e Hanne Mulvad, em piano (1986-1992).
Participou em inúmeras Master Classes das quais salienta as de Sven Karpe, Liana Issakadze e Igor Ozim (Violino); as de Leo Berlin, Gerd Crawford, Kurt Lewin, Amalie Malling, José Ribera, Sven Karpe, Björn Sjögren, Gotlands-Kvartetten e Fresk-Kvartetten (Música de Câmara); a de Karl-Heinz Stockausen (Orquestra); e a de Emmanuel Nunes (Composição).
Foi solista com diversas orquestras da Suécia e Dinamarca, destacando um concerto de homenagem à Rainha da Dinamarca. Tem-se apresentado em diversos recitais e concertos de câmara na qualidade de violinista, pianista e/ou organista em Portugal, Alemanha, Finlândia, Inglaterra, Noruega e Suíça. Apresenta-se regularmente em recitais e concertos de câmara no seu país natal, durante a época de Verão.
Em 1984 funda e dirige, pelo período de dois anos, a Orquestra de Câmara Ungdomsorkestern-84 (Nörrköping, Suécia). Entre 1986 e 1989 trabalhou com várias orquestras suecas e dinamarquesas, das quais destaca a SNYKO (Stockholms Nya Kammarorkester) à época dirigida por Esa Pekka Salonen.
Veio, em 1989, para Portugal para, durante um ano, integrar a então criada Orquestra do Porto – Régie Cooperativa Sinfonia. Realizou recitais e concertos com diversas formações de música de câmara em Portugal.
Destaca o trabalho desenvolvido junto dos compositores Cândido Lima, Emmanuel Nunes e Salvatore Sciarrino, entre outros, na preparação da execução de obras para violino solo destes compositores.
Integra, desde 1997, o ensemble de música contemporânea “Grupo Música Nova” dirigido pelo compositor Cândido Lima, formação com a qual tem executado primeiras audições nacionais e mundiais de várias obras para violino solo, entre outras.
É violinista do Portogalante Ensemble, formação especializada em música barroca, com instrumentos da época, dirigido pelo maestro Filipe Veríssimo.
É membro fundador do Quarteto Lyra, com o qual tem realizado diversos concertos de câmara. Em Portugal, a par da realização de recitais e concertos, tem desenvolvido uma intensa actividade artístico-educativa no ensino de Violino, a qual tem sido reconhecida através dos prémios obtidos por alunos seus e que, actualmente, se circunscreve à ARTAVE-Escola Profissional Artística do Vale do Ave e ao Conservatório de Música do Porto.
23 Maio 2004