Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Susana Teixeira

Meio-soprano

Susana Teixeira completou o curso de Canto do Conservatório Nacional e a licenciatura em Canto da Escola Superior de Música de Lisboa.

Entre 1988 e 1992, foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian tendo estudado em Madrid com Isabel Penagos na Escola Superior de Canto de Madrid.

Regularmente efectua cursos de aperfeiçoamento, tendo neste âmbito trabalhado com Max von Egmont, Kurt Equiluz, Paul Esswood, Ludmilla Andrews e Norman White, Gundula Janovitz, Nico Castel, Jill Feldman, Ileana Cotrubas, Lorraine Nubar, Dalton Baldwin, Richard Miller e Rudolf Knoll.

O repertório efectuado inclui entre outras obras, o “Gloria” de Vivaldi, “Sonho de uma noite de Verão” de Mendelsshon, “Messias” de Haendel, “Oratório de Natal” de Bach, “Oratório de Natal” de Saint-Saëns, “Magnificat” de Bach, “Requiem” de Verdi, “Requiem” de Mozart, “9.a Sinfonia” de Beethoven, “Requiem” de Dvorak, “Les Noces” de Stravinsky, “Petite Messe Solonnelle” de Rossini, “Stabat Mater” de Rossini, “Requiem para o planeta Terra” de J. Pedro Oliveira, esta obra em estreia absoluta e como concerto de encerramento de Lisboa Capital da Cultura 94, e “Missa de Santa Teresa” de Haydn, no Festival de Macau. No Teatro Nacional S. Carlos, participou nas óperas “Ascenção e queda de Mahagonny” de Kurt Weill, “O Amor das três Laranjas “de Prokofiev, “Candide” de Bernstein, “Suor Angelica” de Puccini, “La Borghesina”de António Machado, “Madame Butterfly” de Puccini, “Flauta Mágica” de Mozart, “Parsifal” de Wagner, English Cat” de Hans Werner Henze e “Four Saints in Three Acts” de Virgil Thompson. Em produções independentes, cantou as óperas “Apolo e Jacinto” e “Cosi fan Tutte”, ambas de Mozart. Em 2002, cantou a ópera “Sol de Invierno” de David del Puerto que teve estreia mundial no Teatro S. João do Porto e no Auditório Nacional de Madrid. Também em 2002, foi Nancy da ópera de Britten “Albert Herring” no Teatro Aberto. Em 1998, foi convidada a cantar excertos da ópera “Carmen” de Bizet em concertos realizados na Praça de Touros do Campo Pequeno e no Coliseu do Porto, com a Royal Philarmonic Orchestra e o Maestro Ino Turturo.

Gravou com o Coro e Orquestra Gulbenkian o “Requiem für Mignon” de Schumann e Salmos de Mendelsshon sob direcção do Maestro Michel Corboz, para a etiqueta ERATO. Com os Segréis de Lisboa, gravou um disco com obras de Joaquim Casimiro Júnior, e com o grupo Vozes Alfonsinas “In Time of Troubadours” de musica medieval portuguesa e “Música no tempo das Descobertas”, um outro disco deste grupo encontra-se em montagem.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook