Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Sofia Lourenço

Piano

Pianista, natural do Porto, Sofia Lourenço editou em 2016 o CD Portuguese Piano Music: Daddi / Viana da Mota pela etiqueta Grand Piano, do grupo Naxos, tendo obtido as mais elogiosas críticas nas revistas Diapason d’Or 2016 e Pianiste 2016.

Dedicando-se à divulgação da Música Portuguesa, gravou 3 CD a solo para a editora Numérica (em 2008, Porto Romântico: Mazurkas e Romanzas), entre outros, e em 2012, para o Festival Black & White  Duo pour une Pianiste (9 Sketches for One Pianist) para Disklavier de Jean-Claude Risset (world premiere dedicated to her).

Discípula de Helena Sá e Costa desde os 10 anos de idade, iniciou o estudo de piano na Juventude Musical Portuguesa com Maria da Glória Moreira e Fausto Neves, no Conservatório de Música do Porto, concluindo nesta instituição estudos superiores com distinção, e ainda, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Igualmente orientada por diversos pianistas de referência (Sequeira Costa, Vitaly Margulis, Alicia de Larrocha, G. Sebok, C. Cebro, Georg Sava, Laszlo Simon), obteve o Diploma de Solista de Piano (Abschlussprüfung Klavier) na Universität der Künste Berlin, na Alemanha, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian.

Concluiu o grau de Doutor em Música e Musicologia, na Universidade de Évora em 2005.

Integra desde 2007 (Coordenação Estudos Musicais 2009 a 2013), o Centro de Investigação (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa, como pós doutoranda e bolseira da FCT, e, recentemente, a linha de Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-MD (UNova Lisboa). Os seus interesses de investigação centram-se na musicologia histórica e sistemática.

[ Bio facultada por Sofia Lourenço e publicada na Meloteca a 20 de maio de 2019 ]