Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Sinfonietta de Lisboa

Orquestra

Fundada em 1995, a Sinfonietta de Lisboa tem como base 29 instrumentistas de corda, podendo integrar sopros ou outros instrumentos de acordo com as exigências dos programas a executar. A sua direcção está a cargo de Vasco Pearce de Azevedo (Maestro Titular) e António Lourenço (Maestro Adjunto).

A Sinfonietta de Lisboa realizou já numerosos concertos, tendo-se apresentado em Lisboa, no Centro Cultural de Belém e no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian; no Porto, no Teatro Rivoli; e ainda em vários concelhos do País. Nestes concertos tem interpretado obras de diversos compositores desde o período barroco até ao séc. XX.

Um dos objectivos principais da Sinfonietta de Lisboa, enquanto membro da Associação Musical Ricercare, é o da divulgação de música do Século XX, em particular de compositores portugueses contemporâneos. É nesse contexto que se inserem as várias estreias absolutas que têm vindo a ser realizadas de obras encomendadas a compositores como Eurico Carrapatoso, Bernardo Sassetti, Sérgio Azevedo, Carlos Fernandes, Vasco Pearce de Azevedo, Carlos Caires, Pedro Faria Gomes e Ivan Moody. São ainda de realçar algumas primeiras audições em Portugal efectuadas pela Sinfonietta de Lisboa de obras de compositores do Século XX tais como, Alexandre Delgado, Eugénio Rodrigues e Luís Tinoco.

Depois do lançamento pela etiqueta La Mà de Guido, em Março de 2002, do CD Leonoreta, inteiramente preenchido com obras para orquestra de cordas de Eurico Carrapatoso, a Sinfonietta de Lisboa encontra-se neste momento a preparar a edição do seu segundo CD dedicado à música portuguesa contemporânea para cordas. Este trabalho é preenchido com obras de Alexandre Delgado, Sérgio Azevedo, Eugénio Rodrigues e Vasco Pearce de Azevedo.

Nos anos de 2004 e 2005, a Sinfonietta de Lisboa foi convidada a realizar o concerto de abertura da festa do Avante, tendo acompanhado os solistas Pedro Burmester, António Rosado e Mário Laginha. Participou ainda, em Maio de 2004, na gravação da música original de Bernardo Sassetti para o filme “O Milagre Segundo Salomé” do realizador Mário Barroso.

Desde 2003, a Sinfonietta de Lisboa tem colaborado, quer em espectáculos ao vivo, quer em gravações de DVDs e CDs, com artistas nacionais e internacionais tais como Caetano Veloso, Jaques Morelembaum, Carlos do Carmo, Mário Laginha, Bernardo Sassetti, Mariza, Rui Veloso, Pedro Abrunhosa, Carlos Martins e Ronda dos Quatro Caminhos.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook