Bio+
Simão Costa
Composição
Músico, compositor e pianista, Simão Costa nasceu em Lisboa em 1979. Desenvolve projectos de criação audiovisual, que se caracterizam pela investigação em tecnologias interactivas ao nível do som, da imagem e da luz, levando a arte digital contemporânea ao quotidiano das pessoas.
Com uma sólida formação clássica, desenvolve trabalho como compositor, estendendo-se a projectos de cariz transdisciplinar e interdisciplinar envolvendo música, vídeo, fotografia, dança, cinema, teatro e novo circo.
Privilegiando o interface e cruzamento entre ciência, arte e tecnologia a utilização de novas tecnologias de informática musical torna-se um desafio constante nomeadamente com o desenvolvimento software específico aos projectos com o ambiente de programação visual Max/Msp/Jitter.
Depois de concluir o curso complementar de piano aos 18 anos na Escola de Música do Conservatório de Lisboa com a classificação de 20 valores, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa e mais tarde na Hogscholl Muziek en Dans em Roterdão, formação complementada por diversos workshops e cursos.
O seu trabalho tem sido premiado ao nível internacional destacando-se o 1º prémio no 34e Concours Internationaux de Musique et d’Art Sonore Electroacoustiques de Bourges com a peça “Subterrâneos do Corpo” – obra electroacústica para dança ou teatro (música para a peça da coreógrafa Ana Martins), “π_ano” no European Competition for Live-Electronic Music Projects organizado pela ECPNM- European Conference of Promoters of New Music no festival Gaudeamus Music Week em Amsterdão e o 3º Prémio do Concurso Internacional de Composição Internacional Children’s Art Centre na 15o Edição da Biennial of the Art for Children em Poznan na Polónia.
Foi bolseiro da Fundação Marquês de Pombal e da Fundação Calouste Gulbenkian e artista residente e vários programas como LEC- Laboratório Electroacústico de Composição- Miso Music Portugal, Lugar Comum- Centro de experimentação Artística, VICC – Visby International Center for Composers, Sítio da Artes – CAM – Fundação Calouste Gulbenkian.
Está a desenvolver um projecto no INESC – Porto no contexto da bolsa Arte e Ciência como bolseiro da Direcção Geral das Artes e Ciência Viva.
Vive e trabalha em Lisboa como artista independente.
[ Bio publicada na Meloteca a 24 de junho de 2019 ]