Bio+
Sílvia Sequeira
Soprano
Nascida no Porto a 15 de dezembro de 1992, a soprano Silvia Sequeira estudou no Conservatório de Música do Porto e na ESMAE (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo).
Residente em Amesterdão (Países Baixos) é membro do Dutch National Opera Studio.
Foi laureada no «Queen Elisabeth Competition» na Bélgica, onde ganhou o prémio do público.
Foi a vencedora do «ARIA»; obteve o 2.º prémio, a melhor voz dramática, um prémio especial e o prémio do público no «Concurso Ebe Stignani»; o 3.º prémio no «Concurso Vinceró»; o prémio do público no concurso «Ciclo Lousada»; e vencedora do prémio Wagner e do público no «IVC» em 2022. Em 2021 ganhou o 2.º prémio no Concurso da Fundação Rotária Portuguesa e, nesse verão, estreou o papel de Micaela na ópera Carmen, em Weikersheim, Alemanha, dirigida por Elias Grandy.
Estreou-se nos palcos internacionais, em 2019, com Zanetto, de P. Mascagni no papel de Silvia, no Conservatorium Maastricht. Em 2016/2017 participou na produção da ópera Così fan tutte, de Mozart no papel de Fiordiligi, inserido na pós-graduação em ópera e estudos teatrais da ESMAE, acompanhada pela Orquestra da ESMAE, sob a batuta de António Saiote, e encenação de António Durães e Cláudia Marisa.
Trabalhou com Cecilia Fontes, Palmira Troufa, João Henriques, Rui Taveira, António Salgado, Luís Rendas Pereira, Connie de Jogn, Susan Waters, Yvonne Schiffelers, Maestra Mya Besselink, Chelsea Bonagura, entre outros.
Fonte: Teatro Nacional de São Carlos, 13 de setembro de 2023