Sílvia Faria

Colaboração

Sílvia Faria nasceu em Leiria. Estudou na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo e formou-se em Desporto na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física – Universidade do Porto.

Fez mais tarde a especialização em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor, na Escola Superior de Educação de Fafe.

Residente no Porto, Sílvia Faria é professora de Atividade Física e Desportiva e de Atividade Física Adaptada no âmbito do projeto Gaia Aprende +.

A partir de uma vasta e enriquecedora experiência em jogos infantis promotores de cidadania, criou e adaptou para a Meloteca jogos destinados a crianças e famílias (Brincar Meloteca), incluindo crianças com necessidades educativas especiais.

Com dotes para a costura (e a partir do trabalho com crianças portadoras de necessidades educativas especiais), está a preparar, com a Meloteca, pequenos instrumentos musicais adaptados.

A criação destes instrumentos parte das necessidades sentidas no trabalho de Música Adaptada em Centros de Apoio à Aprendizagem e inspira-se em alguns instrumentos tradicionais do mundo. Entre eles, contam-se guizeiras de pulso, de cintura e de tornozelo, raspadores de peito, colares sonoros, saquetas de conchas, tiras de chocalhos e castanholas originais. Concebidos e adaptados a crianças com multideficiência, podem ser utilizados com satisfação por todos, contribuindo assim para uma verdadeira inclusão. Utilizados em contextos de ensino e de formação Meloteca, poderão também ser adquiridos por escolas, professores e pais.

Desde 2019, Sílvia Faria coopera de várias formas com a Meloteca, nomeadamente no âmbito de redes sociais.

É mãe do Pedro Barny e da Sílvia Barny.

[ 04 de junho de 2020 ]