Sílvia Faria

Colaboração

Sílvia Faria nasceu em Leiria. Estudou na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo e formou-se em Desporto na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física – Universidade do Porto.

Fez mais tarde a especialização em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor, na Escola Superior de Educação de Fafe.

Residente no Porto, Sílvia Faria é professora no Ministério da Educação (Educação Física e Educação Especial).

Foi professora de Atividade Física e Desportiva e de Atividade Física Adaptada no âmbito do projeto Gaia Aprende +.

A partir de uma vasta e enriquecedora experiência em jogos infantis promotores de cidadania, criou e adaptou para a Meloteca jogos destinados a crianças e famílias (Brincar Meloteca), incluindo crianças com necessidades educativas especiais.

Com dotes para a costura (e a partir do trabalho com crianças portadoras de necessidades educativas especiais), iniciou a preparação, com a Meloteca, de pequenos instrumentos musicais adaptados.

A criação destes instrumentos parte das necessidades sentidas no trabalho de Música Adaptada em Centros de Apoio à Aprendizagem e inspira-se em alguns instrumentos tradicionais do mundo. Entre eles, contam-se guizeiras de pulso, de cintura e de tornozelo, raspadores de peito, colares sonoros, saquetas de conchas, tiras de chocalhos e castanholas originais.

Concebidos e adaptados a crianças com multideficiência, podem ser utilizados com satisfação por todos, contribuindo assim para uma verdadeira inclusão.

A criação de instrumentos feitos de materiais reutilizados tem hoje a sua expressão no projeto Reciclanda, reutilização, música e poesia para um mundo melhor.

Sílvia Faria fez a revisão dos livros de António José para a Porto Editora e Plural Editores.

É mãe do Pedro Barny e da Sílvia Barny.

[ 31 de dezembro de 2024 ]

Partilhe
Share on facebook
Facebook