Sílvia Faria

Colaboração

Sílvia Faria nasceu em Leiria. Estudou na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo e formou-se em Desporto na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física – Universidade do Porto.

Fez mais tarde a especialização em Educação Especial, Domínio Cognitivo-Motor, na Escola Superior de Educação de Fafe.

Residente no Porto, Sílvia Faria é professora no Ministério da Educação. Foi professora de Atividade Física e Desportiva e de Atividade Física Adaptada no âmbito do projeto Gaia Aprende +.

A partir de uma vasta e enriquecedora experiência em jogos infantis promotores de cidadania, criou e adaptou para a Meloteca jogos destinados a crianças e famílias (Brincar Meloteca), incluindo crianças com necessidades educativas especiais.

Com dotes para a costura (e a partir do trabalho com crianças portadoras de necessidades educativas especiais), iniciou a preparação, com a Meloteca, de pequenos instrumentos musicais adaptados.

A criação destes instrumentos parte das necessidades sentidas no trabalho de Música Adaptada em Centros de Apoio à Aprendizagem e inspira-se em alguns instrumentos tradicionais do mundo. Entre eles, contam-se guizeiras de pulso, de cintura e de tornozelo, raspadores de peito, colares sonoros, saquetas de conchas, tiras de chocalhos e castanholas originais. Concebidos e adaptados a crianças com multideficiência, podem ser utilizados com satisfação por todos, contribuindo assim para uma verdadeira inclusão.

Desde 2019, Sílvia Faria coopera também de outras formas, inclusive no aconselhamento sobre assuntos diversos do âmbito da Meloteca.

É mãe do Pedro Barny e da Sílvia Barny.

[ 08 de abril de 2022 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook