Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Sérgio Brito

Piano

Sérgio Brito nasceu em Coimbra em 1979. Iniciou os estudos musicais aos 8 anos com seu pai na Casa do Povo de Águeda. Ingressou no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em 1992, onde concluiu o Curso Complementar de Piano, na classe de Helena Galante, com a classificação de 18 valores.

Em Maio de 1995, ganhou o II Prémio e o Prémio da melhor interpretação da Peça Portuguesa no I Concurso de Piano realizado por este Conservatório. Em Maio de 1997, ganhou o I Prémio e o Prémio da melhor interpretação da Peça do séc. XX, no III Concurso de Piano do Conservatório de Aveiro. Em Maio de 1998, ganhou o I Prémio no IV Concurso de Piano de Conservatório de Música de Aveiro.

Frequentou vários cursos de técnica e interpretação pianística com os professores Álvaro Teixeira Lopes, Jorge Moyano, Jaime Mota, Miguel Borges Coelho, Vitalij Dotsenko (Rússia), Andrezj Pikul (Vice-Reitor da Academia de Música de Krakóvia – Polónia), Constantin Sandu (Roménia), Aquilles Delle Vigne (Argentina), Música de Câmara com Olga Prats e António Chagas Rosa, e Direcção Coral com o Maestro José Robert.

Estudou regularmente no Porto com Helena Sá e Costa.

Realizou recitais a solo e em música câmara nas cidades de Aveiro, Coimbra, Águeda, Viseu, Espinho, Matosinhos, Torres Novas, Lisboa (CCB – Dia da Europa 2003), e no Porto, onde participou nas comemorações do centenário do nascimento de Cláudio Carneiro, executando obras do autor.

Fez parte do Coro do Departamento de Comunicação e Arte, da Universidade de Aveiro, nos anos 1998 e 1999, tendo interpretado em conjunto com a Filarmonia das Beiras, a Messe Basse e o Requiem de Gabriel Fauré.

Concluiu no ano de 2002, a Licenciatura em Ensino de Música, pelo Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, com a classificação de 18 valores na área específica de Piano, na classe de Álvaro Teixeira Lopes.

Em Setembro de 2003, foi admitido ao Mestrado em Música, na Universidade de Aveiro, em performance de piano solista.

É professor de piano e pianista acompanhador no Conservatório de Música de Coimbra e no Conservatório de Música de Águeda, desde 2002. É professor de Acordeão na Escola de Música da Casa do Povo de Águeda, sendo acordeonista solista na Orquestra Juvenil, desde 1996.

Dirigiu pela primeira vez o Coro Misto do Orfeão de Águeda com apenas 14 anos, do qual é Maestro Titular desde 1999.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook