SERENATA AO LUAR

Serenata ao Luar

Serenata ao Luar, Fado nº 11, para Canto e Piano, letra de Américo S. d’Oliveira. Coimbra, Livraria Neves Editora, 1ª edição.

Raúl  de Campos (de nome completo Raúl Augusto de Almada Lencastre Campos),  foi um compositor, maestro e violinista português. Nasceu em Lisboa no ano de 1885 e morreu em 1947. Terminou o curso superior de violino no Conservatório Nacional aos 16 anos, tendo sido aluno de Vítor Hussla, Alagarim, Alexandre de Bettencourt, Júlio Neuparth, Vechi e Freitas Gazul.

Foi 1º violino do Teatro de São Carlos e regente da Orquestra Típica Portuguesa. Também teve uma extensa actividade, como violonista em hotéis, cinemas, cafés e casinos.

Compôs operetas, canções de Coimbra, fados, peças para coro, autos, música para crianças, inspirado pela música popular portuguesa.

Foi co-fundador e director da Sociedade de Escritores e Compositores Teatrais e do Sindicato Nacional dos Músicos. Organizou as tunas e orfeões do Colégio Militar e da Escola Académica, entre outros. Colaborou com os jornais O Diabo e Canção do Sul.

O seu espólio musical encontra-se depositado, desde Junho de 2011, na Biblioteca Nacional de Portugal. Parte do seu acervo musical está igualmente no arquivo da Sociedade Portuguesa de Autores.

CATÁLOGO

Aguarelas Lusitanas, auto em 5 partes.

Nossa Senhora do Sameiro, auto português em 5 partes.

Paisagens de Portugal, auto em 4 partes.

Serenata ao Luar (Fado nº 10)

Zanguizarras do Norte, suite em 4 andamentos.

Raul de Campos compôs duas missas e estudos de violino.

Doação do Espólio de Raul de Campos à BNP

No dia 1 de Junho de 2011, teve lugar a assinatura do Termo de Doação do Espólio de Raul de Campos à BNP. Em representação das partes assinaram Ana Maria de Campos Mourão, na qualidade de doadora, e o Director-Geral da BNP, Jorge Couto.

No mesmo dia inaugurou a mostra Raul de Campos (1883-1947), com documentos exclusivamente provenientes do Espólio doado à instituição.

O Espólio doado à BNP é composto por manuscritos (autógrafos e cópias), impressos musicais e ainda algum material de arquivo relacionado com a sua actividade profissional, juntando-se assim à lista de compositores portugueses, como Augusto Machado, Vianna da Motta, Armando José Fernandes, Luiz de Freitas Branco, Joly Braga Santos, Jorge Croner de Vasconcellos e Ruy Coelho, cujos espólios integram já a colecção de Música da BNP.

Serenata ao luar