Sara Miguel, créditos Rita Ventura

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Sara Miguel

Canto

Sara Miguel é uma cantora portuense que iniciou os estudos musicais ainda criança. A paixão pelo canto manifestou-se desde sempre, mas só a considerou seriamente mais tarde, já na adolescência, começando pelo canto lírico e descobrindo finalmente o mundo de possibilidades do jazz aos 20 anos.

Desde aí conta com a frequência da licenciatura em Canto Jazz na ESMAE, dez anos de docência de canto em várias escolas especializadas no estilo e contactos musicais e de aprendizagem com vários músicos nacionais e internacionais.

Teve aulas e workshops com nomes como David Linx, Harjo Pasveer, Connie de Jongh, Sofia Ribeiro e Sara Serpa, e tocou com outros como Filipe Monteiro, Sérgio Tavares, Ricardo Pinto, Bruno Macedo, Richard Okkerse, Hugo Carvalhais, Gabriel Pinto, João Martins e Andreia Santos.

Participou numa classe de aperfeiçoamento com Bobby McFerrin, Participou como formanda na VII edição do Curso de Animadores Musicais da Casa da Música, onde recebeu formação sobre competências de trabalho musical em grupo e intervenção musical na comunidade.

Lançou em 2012 o seu primeiro disco, “Monção”, pela editora Numérica.

Depois de passar por várias escolas no Porto e Aveiro como docente e de pisar vários palcos com o seu quarteto de jazz e o seu duo acústico Peanut Butter Jelly, em 2014 mudou-se para a Ilha Terceira onde residiu por 5 anos. Nesse período, foi cantora residente da Orquestra Angrajazz, deu aulas de canto, ministrou formações especializadas e workshops de circle singing a grupos vocais e tocou regularmente em trio e quarteto. Foi directora musical do orfeão da Praia da Vitória durante um ano. Desde a chegada aos Açores, apostou também em ministrar momentos de formação noutras ilhas, nomeadamente São Miguel, Pico e Faial.

Em 2016 publicou pela Chiado Books o seu primeiro livro de poesia intitulado ‘Palavras Baixinho’, reunindo textos poéticos desenvolvidos durante a adolescência e até à idade adulta e reflectindo, por fim, a grande presença que a palavra escrita e a literatura sempre tiveram na sua vida.

No final de 2018 lançou o seu segundo disco, desta vez como mentora e vocalista do BRUMA Project, projecto que funde música açoriana com jazz e improvisação. O disco foi lançado na Terceira e apresentado em mais 4 ilhas açorianas numa tour de 15 dias.

Em 2019, conceptualizou e apresentou dois concertos de tributo a Nina Simone para comemorar o Dia Internacional do Jazz na Terceira e no Pico. Mudou-se para a ilha do Pico para residir e trabalhar durante uma temporada, abraçando novos projectos artísticos e educativos e começou a trabalhar no seu primeiro registo discográfico de originais em duo com o músico João Belchior – sob o nome Blackbird, partilham a composição e escrita de temas originais em português e inglês. O EP de estreia foi gravado no Auditório da Madalena no Pico no Verão de 2019 e lançado nas plataformas digitais em 2020. O trabalho conta com um videoclip realizado por Diogo Rola e filmado na Fajã da Caldeira de Santo Cristo em São Jorge.

Trabalha também com o guitarrista galego Marcos Fernandez – a residir no Pico no momento – num projecto direccionado para as apresentações ao vivo e que privilegia a world music, passando por heranças musicais dos 4 cantos do mundo.

09 de março de 2024

Partilhe
Share on facebook
Facebook