Samuel Matos

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Samuel Matos

Clarinete

Natural de Almeirim, Samuel Matos iniciou os estudos musicais aos 10 anos, em Clarinete, na Escola de Música da Banda Marcial de Almeirim, com o professor António Simões Ribeiro. Em 2006, ingressou na Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), na classe de Nuno Silva e, mais tarde, na classe de Rui Martins.

Em 2010, iniciou o seu percurso académico superior na Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO) na classe de Nuno Silva prosseguindo os estudos, no ano de 2014, na Escola de Artes da Universidade de Évora onde frequentou o mestrado em Música na Variante de Interpretação, na classe de Luís Gomes e onde se encontra, neste momento, no segundo ano do mestrado em Ensino de Música.

Ao longo deste percurso, tem realizado diversas classes de aperfeiçoamento com referências nacionais e internacionais do clarinete como Luís Gomes, Joaquim Ribeiro, Nuno Silva, Rui Martins, Paulo Gaspar, Hakan Rosengren, Sebastien Manz, Paul Meyer, Karel Dohnal, Camilo Irizo, Nicolas Cox, Isaac Rodríguez, Hedwig Swimbergue, Javier Trigos e Dominique Vidal, Juan Ferrer, Robert Spring, Eric Mandat, Radovan Cavallin, Yehuda Gilad e Eddy Vanoosthuyse.

Colaborou, ainda, com vários agrupamentos como a Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra Sinfónica Metropolitana, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Jovem Orquestra Portuguesa (JOP) e Orquestra de Câmara Portuguesa, trabalhando com nomes como Michael Zilm, Emilio Pomàrico, Jean Marc-Burfin, Jean-Sebastian Béreau, Alexandre Branco, Pedro Amaral, Mark Bartley, Pedro Carneiro, Adriano Martinolli, entre outros.

Samuel Matos foi semifinalista do 3º Concurso Internacional de Clarinete de Lisboa e do XI International Clarinet Competition Saverio Mercardante em Noci (Itália), premiado com o 1º Prémio no 3º Concurso Nacional de Clarinete e Saxofone “Sons de Cabral”, em Belmonte, com o 3º Lugar no Concurso de Clarinete do I Festival de Clarinete do Algarve e com o 3º prémio no I Concurso Internacional de Clarinete inserido no Gran Canaria International Clarinet Festival.

No âmbito do II Encontro de Clarinete da Universidade de Évora apresentou um recital com obras para clarinete solo.

É professor na Escola de Música da Sociedade Instrução Coruchense desde dezembro de 2013, na Escola de Música da Socicedade Lírica Moitense desde julho de 2015, no projecto “Outras Bandas – Instrumentos de Inclusão”, em Almada, desde 2017 e no Conservatório de Música de Cascais desde 2018.

Samuel Matos é artista Marca Reeds.

[ Bio facultada por Samuel Matos e publicada na Meloteca a 12 de agosto de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook