flautista Rute Gomes

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rute Gomes

Flauta transversal

Rute Gomes ingressou aos 12 anos na Banda Filarmónica da Sociedade Recreio Musical 1º de Dezembro Azinhaguense, onde deu os primeiros passos na flauta transversal. Posteriormente, em 2010 entrou na Escola Profissional da Metropolitana, onde pertenceu à classe de Flauta de Ana Mendes. No ano de 2012, entrou na Escola Profissional de Artes da Covilhã na classe de Manuel Luís Cochofel. Em 2014 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa na classe de Olavo Barros, concluindo a licenciatura em Dezembro de 2017.

Tem frequentado vários estágios de orquestra de sopros e sinfónica, trabalhando com maestros como Jouke Hoekstra, Filipe Fonseca, José Eduardo Gomes, Rogério Peixinho, Jean-Sebástien Béreau, Alberto Roque, Frank Zielhorst, Francisco Sequeira, entre outros.

Participa frequentemente em classes de aperfeiçoamento sob orientação de professores nacionais e internacionais, como Thies Roorda, Ana Raquel Lima, Nuno Inácio, Vasco Gouveia, Michelle Bellavance, Alan Weiss, Gareth McLearnon, Jacques Zoon, Berten D’Hollander, José-Daniel Castellon, entre outros.

Participou no “I Encontro de Flauta Transversal” da Escola Superior de Música de Lisboa, no “VIII Festival de Música da Beira Interior”, no “VIII Curso de Verão – Collegium Musicum”, “Carnaval em Flauta 2016” no Porto e “III Encontro de Flauta” em Guimarães como executante de flauta transversal.

Em setembro de 2015 começou a dar aulas de Educação/Expressão Musical na Escola 72 Padre Bartolomeu de Gusmão a turmas de 1º e 2º anos e Unidade de Apoio à Multideficiência.

Entre outros, também trabalhou como professora de expressão musical na Escola das Gaivotas e Escola Luísa Ducla Soares, professora representante da Music For All Foundation, professora de flauta transversal na Banda Operária Torrejana, professora de formação musical e flauta transversal na Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gançaria.

É professora de flauta transversal na Banda Filarmónica Recreio Musical Azinhaguense 1º de Dezembro – Azinhaga, Oficina dos Sons – S. Brás de Alportel, no Conservatório de Música e Artes de Lagos, Academia de Música de Portimão e Conservatório de Artes de Lagoa. Apresenta-se como músico freelancer a solo, colabora frequentemente com diferentes agrupamentos, orquestras amadoras e profissionais.

É membro-fundador do grupo Les étoiles duo e flautista do grupo D’Alma Canto.

[ Bio publicada na Meloteca a 05 de junho de 2019 a partir do I Estágio de Orquestra Juvenil ‘ 19 | Lagoa ]