Foto Vítor Martinho em 2009 (Festival Musicas do Mundo de Sines)

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rui Vinagre

Guitarra portuguesa

Rui Vinagre desenvolveu o estudo da guitarra portuguesa na secção de fado da Associação Académica de Coimbra e, mais tarde, na Escola do Fado e da Guitarra de Coimbra.

Em 1999, com João Martins (guitarra clássica) e, posteriormente, com Rui Namora (guitarra clássica), desenvolve o projecto Despertar, com repertório maioritariamente da família Paredes.

Em 2002, cria e desenvolve em conjunto com o contrabaixista Miguel Calhaz, o pianista Marco Figueiredo e o percussionista Quiné o projecto Trilhos – Novos Caminhos da Guitarra Portuguesa, onde se exploram novas e originais experiências musicais, a partir de temas e variações originais de guitarra portuguesa, ritmos tradicionais do folclore português, improvisação melódica e harmonizações com características jazzísticas.

Entre outros projectos, englobando a produção de bandas sonoras para teatro e cinema, destaca-se o seu projecto a solo intitulado Rui Vinagre à Capela, Paredes Meias com o contrabaixista Miguel Calhaz e convidados, e a colaboração com Rodrigo Leão, tendo actuado e gravado como convidado no seu trabalho A Montanha Mágica (2011).

É professor da classe de Guitarra Portuguesa na Escola de Artes de Sines.

2013

Partilhe
Share on Facebook
Facebook