Rui Silva

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rui Silva

Direção

Maestro da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa desde 2013, Rui Silva ingressou na mesma como clarinetista na categoria de praça em 1998. Em 2001 foi admitido no Curso de Formação de Sargentos que concluiu um ano depois. Em 2013 terminou o Estágio Técnico Militar vulgo curso de oficiais ocupando actualmente o posto de capitão. Com este grupo tem realizado grande parte do seu percurso profissional e tem tido o privilégio de aprender e crescer com músicos que são referências no panorama musical português.

É maestro e director pedagógico da Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros de Torres Vedras, banda que sob a sua direcção ganhou o 1º Prémio no I Certamen Internacional de Bandas de Música Armónico Zamora 2014.

É director artístico do Estágio Bianual da Orquestra Sopros Veteras e o Estágio de Percussão Ritmania.

Rui Silva nasceu a 7 de Agosto de 1978 em São Cosme do Vale (Vila Nova de Famalicão). Entrou no mundo da música aos 6 anos pelos ensinamentos do seu avô Francisco Silva, e com 8 anos ingressou na Banda Marcial de Arnoso. Colaborou com várias Bandas Filarmónicas do Minho, das quais se destaca a Banda de Música de Famalicão e a sua Orquestra Ligeira Alla Breve.

Estudou clarinete no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Braga, na classe do professor José Matos, e mais tarde no Conservatório de Música do Porto onde teve aulas com o professor Moreira Jorge.

Frequentou vário cursos de aperfeiçoamento de clarinete com professores como Francisco Ribeiro, Joaquim Ribeiro, Nuno Silva, Luís Gomes, Rui Martins e Hermann Stephan.

Com 18 anos frequentou o Curso de Direção do INATEL com os maestros Agostinho Caineta e Aurélio Pinho. Em 2003 e 2004 participou no III e IV Workshop de Direção de Banda, tendo como professores os maestros Délio Gonçalves e Jo Konjaerts. Nesse mesmo ano participou na Master Class de Direção de Banda, organizado pela Escola de Música do Conservatório Nacional, tendo como professor o maestro Mitchell J. Fennell.

Em 2005 ingressou no Curso de Direção para Orquestras, Bandas e Coro, com o Maestro Roberto Perez no Conservatório Regional de Beja.

Foi maestro e director pedagógico da Banda de Música da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense – SMFOG, na qual desenvolveu um intenso trabalho de remodelação educativa da escola de musica e de aperfeiçoamento técnico da Banda. Da imensa actividade desenvolvida com a Banda da SMFOG, é de destacar a participação em 2007 no Encontro Internacional de Música em Szeged, na Hungria.

Em Julho de 2008 frequentou os Workshops de Direção de Banda e o de Direção de Orquestra com o maestro Ernst Schelle, tendo deste contacto nascido uma relação de amizade, uma marca profunda na sua actividade como maestro e, sem dúvida, uma motivação na procura de novos conhecimentos na área da direção.

Em paralelo com a direção musical tem também desenvolvido trabalhos a nível da composição musical onde se destacam as obras que estão a ser editadas pela Molenaar e o 1º prémio no I Concurso Nacional de Composição da Cidade de Rio Tinto em 2015.

É Licenciado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Em 2010, orientado pelos professores António Lourenço, Ernst Schelle, Luís Cardoso, Luís Carvalho e Evgueni Zoudilkine concluiu o Mestrado de Direção na Universidade de Aveiro.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook