Bio+
Rui Rodrigues
Percussão . Bateria . Ensino
A paixão pela música nasceu com ele e tinha 15 anos apenas quando escolheu a bateria como o seu instrumento de eleição. Foi nessa altura que decidiu seguir a carreira musical. Um ano mais tarde criou uma banda que se manteve no top musical em Portugal durante 10 anos, Big Fat Mamma, vencedora da 5ª edição de Thermometer Unplugged Festival e da 3ª edição do Festival de Música Moderna de Gondomar, em Portugal.
Músico, autor e professor, começou a sua carreira como músico autodidata, e posteriormente como aluno em regime de aulas privadas, de Wagner Ribeiro de Carvalho e Michael Lauren, baterista novaiorquino.
É membro de várias bandas como Big Fat Mamma, Red House Blues Band, Pyroscaphe. A ele se deve também a criação em 2011 do grupo português de percussão tradicional Bombos com Alma, composto por 30 elementos, o qual se mantém em funções até ao momento presente.
Paralelamente, trabalha em contínuo com escolas, conservatórios e projectos ligados à percussão, desenhando programas pedagógicos para vários ciclos do ensino regular e educação especial.
Interessa-se pelas temáticas do ritmo, comunicação e arte, tendo publicado dois livros: “Manual de Percussão Tradicional” (1ª edição em Novembro de 2013, 2ª edição em Junho de 2013 e 3ª edição em Julho de 2015), e “A Toque de Caixa” (1ª edição em Novembro de 2014).
Tocou e gravou com a banda aclamada a nível nacional Budda Power Blues, Galandum Galundaina,Michael Lauren, Carlão, Adolfo Lúxuria Canibal dos Mão Morta e Peyo Peev.
No mundo teatral, compôs e tocou em peças de teatro dirigidas por António Fonseca e Paulo Castro. Executou peças musicais de Miso Ensemble.
[ Bio facultada por Rui Rodrigues e publicada na Meloteca a 16 de janeiro de 2020 ]