Rui Massena maestro

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rui Massena

Direção de orquestra

Rui Massena foi Director Artístico e Maestro titular da Orquestra Clássica da Madeira, cargo que ocupou a partir de 2000. Foi Director Pedagógico do Conservatório Escola-das-Artes da Madeira e Director Artístico do Concurso Internacional Madeira Music, desde 2005.

Natural no Porto, Rui Massena, obteve a Licenciatura em Direcção de Orquestra na classe do Maestro Jean-Marc Burfin na Academia Nacional Superior de Orquestra, em Lisboa, tendo prosseguido os seus estudos em Itália com Gianluigi Gelmetti, em França com Cristhian Manem.

O seu aperfeiçoamento musical teve o acompanhamento de maestros destacados como Robert Delecroix, Pascal Rophé e Jean Sébestian Béreau. Estudou Piano com Hugo Berto Coelho, Teresa Monteiro e Maria José Morais, e Violino com Bogumila Burfin.

Como Maestro Titular da Orquestra Clássica da Madeira e Maestro convidado de diversas orquestras nacionais e estrangeiras, já dirigiu cerca de 300 concertos e participou nos festivais de música mais prestigiados do País. Foi o Maestro convidado em 2003, para a estreia mundial da obra de Marco Bonechi – Wiegenlied, em Florença e em 2005 para a estreia mundial da obra de Corbellair – Point du Jour na conceituada sala de concertos Tonhalle, em Zurique.

Para além da sua actividade principal nutre um interesse pela composição, sendo o autor de várias adaptações de música sinfónica a outros estilos musicais que obtiveram muito sucesso junto do público e da crítica. Compôs para Teatro, Teatro Musical, orquestrou fusões sinfónicas da música de DaWeasel, Rui Veloso, Ala dos Namorados. Como Pianista tocou em centenas de recitais por todo o país em todo o tipo de formações musicais. Fundou o Sexteto Metropolitano de Jazz. Trabalhou com os maiores artistas portugueses da World-Music – Katia Guerreiro, Mariza, Dulce Pontes, Carlos do Carmo, e do Jazz – Mário Laginha, Maria João, Bernardo Sassetti e Jacinta.

Também no aspecto pedagógico fundou a Orquestra Académica do Conservatório da Madeira. É igualmente fundador, tendo dirigido, o 1º Curso de Orquestra dos Conservatórios Portugueses. Trabalhou ainda com as Orquestras do Conservatório de M úsica de Ponta Delgada, nos Açores, Escola profissional de Viana do Castelo, e da Escola Superior de Música de Castelo Branco.

O Maestro Massena dirigiu orquestras em Roma, Florença, Milão, San Remo, Lecce, Trento, Taranto e Nápoles, Bruxelas e Genk, Cidade do México e Monterrey, Valência, Zurique, Joensu, Klagnfurt, Praga e Nova Iorque configurando uma carreira internacional notável para um maestro com apenas 35 anos. Trabalhou, dirigindo alguns dos maiores nomes da música como José Carreras, José Cura, Mark Zeltser, Eva Maria Zuk e Svetla Vassileva.

Atingiu um dos pontos altos da sua vida musical, ao dirigir recentemente no mítico Carnegie Hall em Nova Iorque, o New England Symphonic Ensemble.

Gravou para a RTP, RDP, Austria Rundfunk, RAI 1 e RAI 2, e para a EMI Classics, uma série de 5 CD’s incluídos nas celebrações dos 250 anos do Nascimento de Mozart.

Desenvolve presentemente uma intensa actividade nacional e internacional, que o levará nas próximas temporadas a dirigir na Madeira cerca de 20 concertos, e ainda em Lisboa, Porto, Toronto, Palermo, Avignon, Klagenfurt, Trento, Zilina e Barcelona.

Foi o Maestro convidado em 2008 pela Presidência da República, para o concerto comemorativo do Dia de Portugal – 10 de Junho.

Foi recentemente condecorado com Medalha de Mérito pela Cidade de Vila Nova de Gaia.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook