Rui Martins, clarinetista

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rui Martins

Clarinete

Rui Martins é diplomado pela Escola Superior de Música de Lisboa, pela Academia Nacional Superior de Orquestra e Instituto Piaget (Pedagogia).

Foi premiado em vários concursos nacionais, destacando-se o Prémio Jovens Músicos (1º Prémio Música de Câmara, por unanimidade).

Tem o apoio das marcas Vandoren (Paris) e Buffet-Crampon (Paris). Fundador do Quarteto de Clarinetes de Lisboa (1988) com quem tem atuado em Festivais, Encontros e Congressos nos vários continentes do mundo.

Colabora com a Orquestra Gulbenkian (clarinete e clarinete em Mi b) desde 1993, tendo participado na gravação de vários CD, digressões e actuações com a participação de Maestros e solistas como, Esa-Pekka Salonen, Michael Zilm, Franz Brruggen, Michel Corboz, Rudolf Barshai, Rozhdestvensky, Maxim Vengerov, Evgeni Kissin, Renée Fleming, Pierre-Laurent Aimard, Maria João Pires, Izhak Perlman, entre outros.

Recentemente tem integrado o Júri do Concurso Internacional Saverio Mercadante (Itália 2013, 2016, 2018 e 2021), bem como o Júri do IIº e IIIº Concurso Internacional de Clarinete de Lisboa.

Presentemente leciona no Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa.

Foto facultada por Rui Martins, publicada na Meloteca a 04 de outubro de 2021

Partilhe
Share on Facebook
Facebook