Rui Castilho de Luna

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rui Castilho de Luna

Investigação

Rui Castilho de Luna é natural de Lisboa. Fez a sua formação musical e operática em Veneza na Fundação Morello e posteriormente em Londres no Royal College e Royal Academy of Music.

Recebeu inúmeros prémios e distinções em concursos internacionais de Canto (Jovens Músicos de Roma e Mérito Artístico de Brasília). Foi nos últimos dez anos músico da AIM de New York. Tem actuado em palcos por todo o mundo, acompanhado por prestigiadas orquestras e pianistas (Sinfónica de Budapeste, China, Roménia…).

É formado em História na Universidade Livre e Lusófona, preparando-se para um doutoramento sobre a música erudita em Portugal na viragem do século XIX/XX.

A par da carreira musical, dedica-se à investigação de fundos musicais, como o do 8.º Marquês de Fronteira e da Rainha D. Amélia.

Tem sido convidado a participar em seminários, palestras e conferências nas Universidades Católica, Lusófona, Clássica de Lisboa e Universidade de Sevilha, assim como o Instituto Camões, Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, Biblioteca Nacional.

A convite da Fundação da Casa de Bragança, iniciou em 2013 uma intensa investigação sobre o acervo musical da Rainha D. Amélia, existente na Biblioteca-Museu do paço Ducal de Vila Viçosa, visível na obra “A sua Majestade a Rainha D. Amélia de Portugal – Um raro acervo musical”, da Colecção “Livros de Muitas Cousas”.

[ Publicado na Meloteca a 09 de abril de 2020 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook