Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Rui Carreira

Direção

Natural de Leiria, Rui Carreira começou a estudar direção coral com Eli Camargo em 1990.

Posteriormente teve aulas de técnicas de ensaio e direção coral com o maestro Edgar Saramago e frequentou vários cursos internacionais de direção coral sob orientação dos maestros Lluis Virgili, Montserrat Rios, Maite Oca, Josep Ramon Gil, Ger Hovius, John Ross, Vianey da Cruz, Alain Langrée e Hübert Velten.

Frequentou, de 1999 a 2004, o Curso de Direção de Orquestra de Dijon (França) e, de 2004 a 2007, os Estágios Internacionais de Direção de Orquestra de Leiria, ambos sob orientação do maestro Jean-Sébastien Béreau.

Fundou e dirigiu o Coro da Casa de Pessoal do Hospital de Santo André e o CcC (Coro de Câmara Colliponensis), ambos de Leiria. Dirigiu os Corais Misto e Masculino do Orfeão de Leiria assim como o Coro de Câmara da Escola de Música do Orfeão de Leiria.

Além dos workshops de Páscoa e de verão para Sopros e Percussão da Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML), dirigiu vários concertos com diferentes formações instrumentais da OML. Dirigiu o X e XI Cursos promovidos pela Federação de Bandas do Distrito de Leiria e INATEL. Foi convidado a dirigir o 1.º Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão, em Ponta Delgada, o Festival de Bandas Filarmónicas e Curso de Direção de Orquestra de Porto Judeu – Terceira, o VIII Estágio de Orquestra, da Ourearte – Ourém, assim como a Orquestra das II Férias Artísticas do Município de Tábua. Colaborou com o maestro J. S. Béreau na Direção da Orquestra Sinfónica de Leiria.

Dirigiu em concerto, no âmbito do Mestrado em Direção de Orquestras de Sopro, as Bandas Sinfónicas da PSP, da GNR e do Exército, sob a orientação, respetivamente, dos maestros F. Hauswirth, J. S. Béreau e M. Fennell. Dirigiu o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa estreando obras de três compositores portugueses.

Atualmente dirige a Banda Sinfónica de Alcobaça.

Na Academia de Musica de Alcobaça é professor das Classes de Naipe e Orquestra dos Cursos Profissionais de Música e dirige a Orquestra de Sopros.