Bio+
Rogério Peixinho
Violoncelo
Rogério Peixinho iniciou os estudos de violoncelo na classe de Luísa de Vasconcelos no Conservatório Regional de Música de Castelo Branco, tendo sido esta a sua grande mentora musical e com a qual termina o curso superior.
Participou em classes de aperfeiçoamento durante vários anos com Márcio Carneiro (Portugal, França e Suiça). Frequentou cursos de música antiga com Michel Fives, Hidemi Suzuky e Reiner Zepperlin.
Enquanto estudante, integrou a Orquestra das Escolas de Musica Particulares, sendo 1º violoncelo em 1989, 1990 e 1992 onde estudou com Paulo Gaio Lima e Irene Lima.
Entre 2003 e 2005 estuda com Jed Barahal na ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto.
No 24º Festival de Música da Costa do Estoril participou no concerto de homenagem a Heitor Villa Lobos. Em 1993, aquando da participação no curso de música antiga em Barbaste (França) faz uma gravação para a cadeia de televisão TF1.
Como membro do “Consort Inegale” fez vários concertos em Portugal e Espanha.
Foi membro fundador da “Orquestra de Câmara de Castelo Branco”, grupos “Hemiólia” (sob a direcção de António de Oliveira e Silva) e “Grupetto”.
Frequentou o Curso de direção de Orquestra da ESMAE com o Maestro António Saiote.
Entre 2004 e 2013 assume a direcção pedagógica do Conservatório Regional de Música da Covilhã.
Actualmente è membro da “Orquestra Barroca de Lisboa” , “Quarteto de Santa Cruz” e o grupo de música contemporânea “Sintese”.
Como Maestro dirige a Orquestra Sinfónica Proclassica (da qual é fundador), a Orquestra de jovens da Direcção Regional de Educação do Centro “MIMA”, o Ensemble “Guitarrafonia” e a classe de Orquestra da Escola Profissional de Artes da Covilhã, onde lecciona violoncelo.