Ricardo J. Martins, guitarra portuguesa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ricardo J. Martins

Guitarra portuguesa . Composição

Ricardo J. Martins é um guitarrista que faz parte da nova geração de músicos de guitarra portuguesa que tem raízes noutros mundos musicais e também dos poucos guitarristas que compõe peças para este instrumento tão português.

Lançou o segundo disco de Guitarra Portuguesa instrumental intitulado “Cantos e Lamentos”. Este disco editado foi lançado através da editora Espanhola “Música Fundamental”.

Este CD conta apenas com composições próprias e mistura um pouco das minhas influências musicais em composições feitas para Guitarra Portuguesa de Lisboa e Guitarra Portuguesa de Coimbra, destacando-se os singles, “Corre Corre Corridinho”, “Danças na Eira”, “Tocar-te” e “A Guerra Parte 1 – Amanhecer”.

Ao longo dos 11 temas encontram-se raízes da música tradicional, folclore, música clássica e do fado, contando o disco com participações de instrumentos fora do ambiente da guitarra portuguesa como é o exemplo do acordeão, flauta, percussão e contrabaixo com arco.

Teve o privilégio de partilhar o palco com grandes nomes da poesia, teatro como por exemplo: Ângela Pinto, Maria do Céu Guerra, José Fanha, Irene Flunser Pimentel (Prémio Pessoa 2007), e também da música, como Marco Rodrigues, Pedro Moutinho, Diamantina, Filipa Cardoso, Isabel de Noronha, Ilda Maria, Ana Sofia Varela e Viviane.

Com Viviane participeou também nas sessões de gravação dos discos “Dia Novo” e “Confidências”, nos temas: “Do Chiado Até ao Cais”, “Era a Voz que Salvava” e “Fado do Beijo”, sendo que dois destes temas foram singles.

Apresentou a sua música além fronteiras, em Espanha, França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Luxemburgo, Sérvia e Cabo Verde.

Partilhe
Share on facebook
Facebook