Ricardo Gaspar

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ricardo Gaspar

Violeta

Ricardo Gaspar iniciou os estudos musicais aos 8 anos na FMAC, tendo-se licenciado em 2012 pela Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Pedro Muñoz.

Em 2014 terminou o Master of Arts (mestrado) em 2014 na Royal Academy of Music em Londres, sendo-lhe atribuído o DipRAM (performance de excelência no recital final), o Paton Award e o Sir Arthur Bliss Prize. Entre 2009 e 2012 foi bolseiro da Orquestra Sinfónica Juvenil/Fundação EDP tendo-se apresentado a solo com esta orquestra.

Como instrumentista de orquestra foi membro da European Union Youth Orchestra, colabora com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, e integrou em 2012/13 o String Scheme da London Symphony Orchestra, trabalhando com Maestros como Vladimir Ashkenazy, Pablo Heras-Casado, Semyon Bychkov, Sir Mark Elder, Gianandrea Noseda, Bernard Haitink e Valery Gergiev.

Frequentou ainda cursos e masterclasses de viola com Anabela Chaves, Diemut Poppen, Garth Knox, Igor Sulyga e Yuri Bashmet, e de Música de Câmara com Pavel Gomziakov e David Finckel.

Em 2012 foi vencedor do Prémio Jovens Músicos e do Prémio Maestro Silva Pereira/Jovem Músico do Ano, tendo-se apresentado a solo com a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

Em 2013 participou no 31º Festival de Leiria, interpretando a Sinfonia Concertante de Mozart, com Pedro Meireles, o maestro Rui Pinheiro e a Orquestra Gulbenkian e no “Young Europeans Concert” no National Concert Hall em Dublin, tendo interpretado o “Lachrymae” de Britten com a Orquestra da Rádio e Televisão da Irlanda sob a direcção de Jean-Luc Tingaud.

Ao nível da música de câmara apresentou-se em recital na Casa da Música do Porto e em concerto no prestigiado Wigmore Hall em Londres como Principal Viola dos Royal Academy Soloists, tendo gravado também com esta formação um arranjo para ensemble de câmara da 2ª Sinfonia de Bruckner dirigido por Trevor Pinnock.

É membro do Trio Portucale com o qual ganhou o 1º prémio de música de câmara|nível superior da 28ª edição do Prémio Jovens Músicos em 2014.

Em Novembro de 2014 participou no 42.° Congresso Internacional de Viola d’Arco,  realizado no Porto, e no Verão de 2015 foi tutor de viola da Jovem Orquestra Portuguesa, tendo-se apresentado a solo com a Sinfonia Concertante de Mozart nas Konzerthaus de Kassel e Berlin.

Em 2016 Ricardo foi premiado no Concurso Internacional de Viola “Lionel Tertis”, na Ilha de Man.

Durante os seus estudos foi bolseiro do Santander Universities UK, Helen Worswick Scholarship, Leverhulme Trust scholarship e da Fundação Calouste Gulbenkian. Ricardo estuda atualmente na International Menuhin Music Academy  na Suiça.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook