guitarrista Ricardo Cerqueira

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Ricardo Cerqueira

Guitarra Clássica

Ricardo Cerqueira iniciou os estudos musicais aos cinco anos no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Aos nove anos, começou a estudar guitarra com Carlos Meireles, prosseguindo sob sua orientação até à conclusão do ensino complementar.

Em 1998 ingressou na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto onde recebeu aulas de guitarra e música de câmara dos professores José Pina, Artur Caldeira, Hugo Sanches e Ana Mafalda Castro. Foi distinguido com o prémio da Fundação Engenheiro António de Almeida por concluir a licenciatura em guitarra com a mais elevada classificação.

Em 2004 começou a estudar com o guitarrista Ricardo Gallén na Escuela Luthier d’Arts Musicals em Barcelona.

Em 2005 ingressou no “I Mestrado em Guitarra e Interpretação Musical” na Universidade da Extremadura em Cáceres, onde foi orientado por Ricardo Gallén como professor principal, Pilar Montoya (música e dança renascentista), Juan Carlos Rivera (música do renascimento e do barroco) e Julio Gimeno (história da guitarra) entre outros. Obteve a mais elevada classificação no exame final às disciplinas de Estilo e Interpretação e de Baixo Contínuo.

Participou em classes de aperfeiçoamento com grandes mestres como Betho Davezac, Alberto Ponce, Juan Carlos Rivera, José Pina, Paulo Vaz de Carvalho, Aldo Rodríguez, Margarita Escarpa, Carles Trepat, Carlo Marchione, Marco Socías, Alex Garrobé, Dejan Ivanovic, Ricardo Gallén, Joaquín Clerch e Léo Brouwer.

Como professor de guitarra e de música de câmara lecionou em várias Escolas do Ensino Especializado da Música e no Ensino Superior Universitário. Na sua atividade pedagógica pode incluir-se o envolvimento na organização e dinamização de vários eventos que se constituem como um importante contributo para o crescimento musical dos alunos participantes, como os “Ciclos de Guitarra de Guimarães” e “I Festival de Guitarra de Braga”, ou ainda a realização de Workshops temáticos.

Teve a seu cargo, em parceria com Ricardo Gallén, a apresentação das obras finalistas do II Concurso de Composição Hispano-Luso para Guitarra Clássica “Cidade de Badajoz”, num concerto no Centro de Arte Moderna em Badajoz.

Gravou as obras premiadas das duas edições desse concurso ibérico em colaboração com o guitarrista português Júlio Guerreiro (Lisboa) e com o guitarrista espanhol Eduardo Inestal (Salamanca / Dusseldörf), tendo realizado concertos de apresentação do CD em Portugal e Espanha.

Como guitarrista apresenta-se regularmente em público, a solo ou integrado em diversos grupos de câmara e orquestrais, tendo tocado em Portugal, Espanha e França, nomeadamente sob a direção do Maestro Piero
Bellugi, em duo com a soprano Maria João Matos ou em duos com os guitarristas Vincent Maurice, Vítor Gandarela e Mário Carreira.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook