REPOSITÓRIO MUSICAL

INVESTIGAÇÃO E ESCRITA SOBRE MÚSICA

A angústia da influência

por António Pinho Vargas

.

A aprendizagem musical por meio da utilização do conceito de totalidade do sistema Orff/Wuytack

por Luís Bourscheidt, Brasil

.

A Arte Organística do Estado de Alagoas

por Handel Cecilio

.

A Canção Pop Rock

por Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

A catarse musical na reeducação dos sentidos: formação, música e educação em Theodor Adorno e Georges Snyders

por Renata Rosa Weixter

.

A contribuição da musicoterapia na saúde do idoso

por Glauber Correia de Oliveira e outros

.

A Dança

por Delmar Domingos de Carvalho

.

A edição musical em Portugal

por Maria João Durães Albuquerque

.

A educação musical de crianças com síndrome de Down em um contexto de interação social

por Anahi Ravagnani, Brasil

.

A Engenharia e a Música: Instrumentos Musicais de Sopro

por Diogo Antunes e outros

.

A escrita para Percussão dos compositores do Grupo Música Nova

por Ricardo de Alcantara Stuani

.

A escrita para violão

por Andersen Viana

.

A expressão musical na creche e no jardim

por Inês Almeida Raposo

.

A Expressão Musical na Educação Pré-Escolar

por Irina Moreira Veríssimo

.

A flauta no contexto da música de câmara contemporânea portuguesa – os últimos 40 anos

por Miriam Carmen Diniz Talete Cardoso

.

A Formação do Clero e a Música Sacra

por Zenon Grocholewski

.

A formação do professor de instrumento a partir das conceções de alunos e professores do curso de Licenciatura em Instrumento da UFPB

por Gabriele Mendes da Silva

.

A função didatico-pedagógica da linguagem musical

por Marcos Antonio Correia

.

A História das Bandas

por Delmar Domingos de Carvalho

.

A Igreja deve recuperar a sua própria tradição

por Bento XVI

.

A importância da educação musical na formação do pedagogo: implicações da lei 11.769/08

por Fernanda Luiza dos Santos Costa

.

A importância da música na educação infantil

por Luis Rodrigo Godoi

.

A importância da Musicoterapia na Paralisia Cerebral: perceção da equipa multiprofissional

por Emanuela Aurora Nunes Ribeiro

.

A importância da musicoterapia para o envelhecimento ativo

por Daiane Pazzini Marques

.

A improvisação de Jorge Lima Barreto

por Emanuel Dimas de Melo Pimenta

.

A influência da música no comportamento humano

por Jessica Adriane Weigsding e Carmem Patrícia Barbosa

.

A influência do movimento corporal na aprendizagem no instrumental Orff

por Sandra Maria Sousa Perpétuo

.

A integração pluricultural na Educação Musical Brasileira

por Maria Beatriz Licursi Conceição e outros

.

A Liberdade de Aprender e Ensinar: O contributo de Instituições Religiosas na Promoção do Ensino da Música. Olhar o passado, Projetar o futuro

por Alberto António da Costa Moreira

.

A Melodia da Formação: Um estudo das trajetórias de formação musical de estudantes da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais

por Francisca Schaich Prates

.

A metáfora para a interpretação musical

por Ana Cristina Bernardo e Eduardo Lopes

.

A música como estratégia de intervenção pedagógica

por Márcia Amaral

.

A música como fator de inclusão para alunos com deficiência auditiva

por Paulo Roberto Pereira Ferreira

.

A música como lugar para olhar o mundo

por António Pinho Vargas

.

A música como mediadora no desenvolvimento cognitivo em crianças com perturbações autísticas

por Marisa Raquel Monteiro de Barros

.

A música como metáfora em Musicoterapia

por Lia Rejane Mendes Barcellos

.

A música como recurso de promoção da saúde em contextos institucionais de cuidados de saúde

por Ana Paula Branco de Góis

.

A música como recurso para a aprendizagem do aluno hiperativo

por Adriana Catarina de Carvalho de Paiva e outros

.

A música como superação do pessimismo na estética de Schopenhauer

por João Roberto de Oliveira

.

A música como terapia complementar na paliação da dor em idosos hospitalizados

por Juliana Bezerra do Amaral, Brasil

.

A música como um recurso na fisioterapia do paciente com Alzheimer: relatório de caso

por Ártemis de Holanda Monte e outros

.

A música como uma prática inclusiva na educação

por Cristina Lemos e Lydio Roberto Silva

.

A música como veículo promotor de ensino e aprendizagem

por Paula Cristina Viveiros da Silva

.

A música em tempos de cólera

por Sérgio Azevedo

.

A música habita a linguagem: Teoria da Música e noção de musicalidade na Poesia

por Flavio Barbeitas

.

A Música e a Inclusão

por Joana de Paula Monteiro

.

A Música na inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais

por Tiago Emanuel Gomes Pinto

.

A música no Jardim de Infância

por Irene Cortesão Costa

.

A música que soa na escola

por Guilherme Gabriel Ballande Romanelli

.

A Música Sacra na Pastoral: Reflexão a partir do Magistério do século XX

por Tiago Alexandre Rodrigues

.

A Música Sacra no Brasil Colonial: uma reflexão ontológico-hermenêutica

por Régis Duprat

.

A música: um caminho para o desenvolvimento do deficiente mental

por Leda Regina Camargo Melo

.

A musicalidade na dramaturgia de autor das Vanguardas do século XX ao caso do Teatro O Bando

por Cristiane Werlang

.

A musicologia luso-brasileira vista duma perspetiva portuguesa: o estado da arte e uma visão para o futuro

por David Cranmer

.

A musicoterapia com idosos institucionalizados

por Helena Cristina da Fonseca Brites

.

A Musicoterapia como canal de comunicação na síndrome de Rett

por Rosane Souza Rodrigues

.

A Musicoterapia como promotora da atenção na PHDA

por Mariana Vitória Almeida Machado

.

A Musicoterapia em contexto escolar : perturbações do comportamento, espectro do autismo e multideficiência

por Raquel Sofia Carvalho Monteiro

.

A Musicoterapia na Demência: comunicação e expressão individual através da música num contexto de isolamento social e de deterioração cognitiva e motora

por Miguel João Roldão da Silva

.

A Musicoterapia no acompanhamento de crianças com dificuldade de aprendizagem em leitura: uma primeira análise sob o olhar da complexidade

por Elisama Barbosa e outros

.

A Musicoterapia no Tratamento de Crianças com Perturbação do Espectro do Autismo

por Marisa do Carmo Prim Padilha

.

A obra para órgão de Olivier Messiaen: ressonâncias teologico-litúrgicas

por José Paulo Antunes

.

A obra “Rumos” de Ernest Widmer

por Andersen Viana

.

A otimização do ensaio na orquestra. Um estudo de caso em contexto escolar

por Ernesto Miguel da Silva Fontes Coelho

.

A portraiture of Helen, queen of Troy in Boito’s Mefistofele: Coincidencia Oppositorum

por Sara Zamir

.

A prática da Musicoterapia em diferentes áreas de atuação

por Rosemyriam Cunha e Sheila Volpi

.

A produção do discurso lítero-musical brasileiro

por Nelson Barros da Costa

.

A propósito da Sonata BWV 1039 de Bach

por João-Heitor Rigaud

.

A propósito do Tra le Sollecitudini

por Idalete Giga

.

A proposta de educação musical nas escolas waldorf como inspiração para o trabalho em outros contextos

por Erika de Andrade Silva e Marcelo Petraglia

.

A Psicoacústica do Pitch

por Carlos dos Santos-Luiz

.

A quatro mãos

por Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

A sampladélia e o genoma musical proliferante

por Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

A Terceira Sinfonia de Johannes Brahms

por Andersen Viana

.

A transição de um paradigma tradicional para uma avaliação autêntica

por Susana Margarida Marques do Vale

.

A Transversalidade da Morna na Lusofonia

por Atanásio Tavares Monteiro

.

A utilização da música “Aqui no Mar” como estratégia pedagógica para o ensino de Ciências e Biologia

por Lucas Esquivel Dias Brandão e Marcelo Diniz Monteiro Barros

.

A utilização do manossolfa como forma de introdução a perceção harmônica

por José Werbto Xavier Sales e outros

.

“A Vida de Carolina” Criação de Música Teatral no 1º Ciclo

por Ana Sofia de Sousa da Fonseca Rosa

.

Acordes Saudáveis. Musicoterapia e educação para a saúde

por Ana Maria de Carvalho Gomes

.

Aferição de repertório de canto: reflexões para o ensino em Portugal

por Luísa Barriga

.

Algumas considerações públicas sobre a moral privada

por António Pinho Vargas

.

Análise ao consumo online de conteúdos musicais

por Ricardo Filipe Amorim Francisco

.

Aos membros do Instituto Pontifício de Música Sacra

por João Paulo II

.

Apreciação de Gêneros Musicais

por Paulo Roberto Prado Constantino

.

Aproaching musical intelligence in the classroom

por Rae Ann Hirsh

.

Arquitetura e Música: uma visão estruturalista

por Lídia Gisela Tauleigne Roque

.

Arte e liturgia ou arte litúrgica? Novos paradigmas da música litúrgica

por José Paulo Antunes

.

As canções brasileiras de Camargo Guarnieri

por Harlei Elbert

.

As canções de embalar nos cancioneiros populares portugueses. Sugestões para a sua aplicação didáctica no ensino pré-escolar

por Mónica Mendes Raposo

.

As Fontes Biblico-patrísticas da Música Litúrgica

por António José Ferreira

.

As múltiplas inteligências e a inteligência musical

por Neri P. Carneiro

.

As possibilidades de estimulação de portadores da síndrome de Down em Musicoterapia

por Maria Inês Couto Augusto

.

As Relações entre a Investigação e o Ensino do Design e da Música

por Carlos dos Santos-Luiz

.

As viagens e os erros

por António Pinho Vargas

.

Aspectos simbólicos do uso do acordeão na música fandangueira

por Roberto Thiesen

.

Atenção Plena e Ansiedade do Desempenho em Músicos

por Maria Jacinta da Silva Fernandes

.

Atividades de Enriquecimento Curricular no 1º Ciclo do Ensino Básico

por DGIDC

.

Audição Musical Afetiva: recurso a expressões faciais para recomendação musical

por João Pedro Dias Babo de Carvalho

.

Audição Musical Orientada aplicação de estratégias pedagógicas de audição para uma compreensão musical mais significativa

por João Pontes de Araújo

.

Autismo, Musicalização e Musicoterapia

por Maiara Aparecida Bertoluchi

.

Avaliação da postura corporal de violinistas e violistas

por Clarissa Stefani Teixeira

.

Azymuth – 40 anos na vanguarda do Jazz Brasileiro

por Afonso Figueiredo e André Rodrigues

.

Bandas de Música Militares: Performance e Cultura na Cidade de Goiás (1822-1937)

por Joelson Pontes Vieira

.

Batuko, património imaterial de Cabo Verde. Percurso Histórico-Musical

por Gláucia Aparecida Nogueira

.

Bernardo Moreira de Sá e a Fundação do Conservatório de Música do Porto

por Henrique Luís Gomes de Araújo

.

Bibliografia de Teses sobre Música

por Patrícia Lopes Bastos

.

Cantar na igreja com os mais novos

por António José Ferreira

.

Cantigas e brincadeiras de roda na Musicoterapia

por Benita Mchahelles

.

Carta aos Artistas

por João Paulo II

.

Ciranda de Sons. Práticas criativas em Educação Musical

por Marisa Trench de Oliveira Fonterrada

.

Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos

Decreto-Lei n.º 63/85, de 14 de Março

.

Computer music e improvisação

por Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

Concertos nas Igrejas

por Congregação para o Culto Divino

.

Concertos nas Igrejas – Reflexões

por SDLP

.

Consciência corporal na música: breve abordagem sobre a sua importância no ensino do cravo [ aceda à dissertação via meloteca@meloteca.com ]

por Catarina Isabel Maia Sousa

.

Consequências do motu proprio Tra le Sollecitudini em Portugal

por António José Ferreira

.

Contribuições da Musicoterapia para a Educação e a Saúde de Jovens no Brasil

por Graziela Carla Trindade Mayer e outros

.

Contributo para o estudo da música religiosa de Francisco António de Lacerda

por João Paulo Janeiro

.

Contributos da música na inclusão de alunos com paralisia cerebral

por Jorge Miguel Monteiro Paulos

.

Contributos para o estudo do ensino especializado da música em Portugal

por Carlos Alberto Faísca Fernandes Gomes

.

Coretos – prefácio

por António Victorino d’Almeida

.

Critérios para restauro de órgãos

por Harald Vogel

.

Cultura e saúde: uma integração necessária. Estudo do projeto Arte e reabilitação: a música de cada um

por Patricia Maria Visigalli Martins

.

Dalcroze, Orff, Suzuki e Kodály Semelhanças, diferenças, especificidades

por Diana Goulart

.

Desenvolvimento e avaliação de um programa educativo inspirado na Musicoterapia para alunos com multideficiência

por Maria Helena Correia Pereira Silva

.

Did you say Heavy-Weiblich?

por Sérgio Azevedo

.

Dirección Coral y Tecnica Vocal, un diálogo possible?

por Nicolás Alessandoni e Esteban Etcheverry

.

Disciplinarização da Música e produção de sentidos sobre Educação Musical

por Silvia Garcia Sobreira

.

Discurso aos Pueri Cantores

por João Paulo II

.

Discussing Harmonisation and Chord in the piano group teaching

por Liliana Harb Bollos e Carlos Henrique Costa

.

Do Belo Musical: Um Contributo para a Revisão da Estética da Arte dos Sons

por Eduard Hanslick, tradução de Artur Morão

.

Do espaço e tempo musical – Teoria científica e prática artística na vanguarda do pós-guerra

por Ângelo Martingo

.

Dois violinistas insignes: Nicolau Medina Ribas (1830-1900) e Bernardo Valentim Moreira de Sá (1853-1924)

por Artur de Magalhães

.

Do Romantismo Portuense

por João-Heitor Rigaud

.

Eça e Offenbach

por Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

Ecoando ressonâncias da educação ambiental: descobertas, conflitos, diálogos; por uma ecologia sonora sensível

por Marcos Antonio dos Santos Reigota e outros

.

Educação Musical à distância

por Daniel Marcondes Gohn

.

Educação Musical com adolescentes: inovando métodos e ampliando conceitos

por Márcio Luiz Leonini Machado

.

Educação Musical da teoria à prática

por Ana Antunes e Isabel Almeida

.

Educação Musical e algumas pedagogias: um estudo de abordagem teórica

por Patrícia Lakchmi Leite Mertzig Gonçalves de Oliveira

.

Educação Musical e Animação socioeducativa no 1º Ciclo no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular

por Helena Maria Portugal do Canto

.

Educação musical e diversidade: aproximações

por Cristiane Almeida

.

Educação Musical e Educação Especial: processos de inclusão no sistema regular de ensino

por Patrícia Kebach e Rosangela Duarte

.

Educação musical especial: delimitando fronteiras com a musicoterapia

por Italan Carneiro

.

Educação Musical na Pespectiva Histórico-Cultural de Vigotski

por Augusto Charan Alves Barbosa Gonçalves

.

Educação Musical no ambiente carcerário

por Felipe Gabriel Motin

.

Educação Musical para surdos

por Cristina Soares da Silva

.

Efeitos da música sacra no bem-estar espiritual de familiares enlutados

por Vladimir Araujo da Silva e outros

.

Efeitos da Musicoterapia na Agitação em Idosos com Demência – uma Revisão Sistemáticaa – uma Revisão Sistemática

por Beatriz da Silva Carvalho

.

Efeitos dos Principais Fármacos Utilizados Por Professores e Alunos de Canto e Sua Influência na Voz Profissional

por Susana Margarida Marques do Vale

.

Em busca da musicalidade do Português Europeu falado

por Sandra Santos

.

Em torno de uma nova Formação Musical

por Lécio Ribeiro

.

Emissão vocal. Uma visão física, fisiológica e psicológica das pregas vocais

por Susana Margarida Marques do Vale

.

Encontros musicais: uma estratégia de cuidado de enfermagem junto a sistemas familiares no contexto da quimioterapia

por Leila Brito Bergold

.

Ensino coletivo de instrumentos de percussão com som de altura indeterminada: perspectivas e desafios.

Elmo Haizer da Silva

.

Ensinando Música ao aluno surdo

por Regina Finck

.

Entre o violoncelo e o cavaquinho: música e sujeito popular em Machado de Assis

por Idelber Avelar

.

Estratégias para o sucesso no Ensino da Formação Musical

por Margarida Isabel Gonçalves da Fonseca Gravito

.

Estudos musicais: uma análise das investigações realizadas em Roraima

por Jefferson Tiago de Souza Mendes da Silva

.

Eu serei violinista – método de Shalman aplicado ao ensino/aprendizagem do violino

por Oksana Kurtash

.

Fado do Século XX

por Tereza Marková

.

Fado… um estado de alma

por Filipa Jardim Duarte Felisberto

.

Filipe Pires

por Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

Gesto na performance da percussão

por Fernando Chaib, Homero Chaib Filho e João Catalão

.

Guilhermina Suggia, o Violoncelo

Exposição C.M. Porto 2006

.

Gustavo Romanov Salvini e as primeiras preocupações com a adaptabilidade da Língua Portuguesa ao Canto lírico: Breve périplo pela História da Ópera em Portugal do séc. XVIII ao séc. XIX

por Tânia Sofia Gomes Valente

.

Harpa em musicoterapia: uma revisão sistemática

por Julia Pelucio de Andrade Almada Quissak e outros

.

Imagem de Marca Musical: Max e alusão ao fado

Marthina Maria De Gouveia Dos Santos Oliveira

.

Importância da Musicoterapia nas capacidades e dificuldades de uma adolescente com Perturbação do Espetro do Autismo: Um estudo de caso

por Inês Prata Brito

.

Improv Pop Rock

por Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

Improviso nº 3 para flauta solo de Camargo Guarnieri

por Giampiero Pilatti

.

Iniciação ao Violoncelo: estratégias e recursos pedagógicos

por César Liberato Anjo Gonçalves

.

Instrução Geral da Liturgia das Horas

Congregação para o Culto Divino

.

Interface Educação Musical e Educação Especial: estudo bibliométrico na produção científica de dissertações e teses

por Luciano Ribeiro Cil

.

João Arroyo (1861 – 1930): o homem e a obra

por João-Heitor Rigaud

.

João Arroyo: Português, Portuense, Músico

por João-Heitor Rigaud

.

João Marcelino Arroyo (1861-1930): o homem e o Amor de Perdição

por João-Heitor Rigaud

.

Johannes Brahms – a dualidade entre o clássico e o romântico

por Cristiana Abreu

.

Jorge Lima Barreto

Curriculum

.

Jorge Peixinho: Integral para Piano Solo

por Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

Jornalismo musical: estratégias enunciativas e retóricas. Contributos para uma análise discursiva

por Marisa Torres Silva

.

Laptop e a defenestração do imaginário

Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

Leitura à primeira vista ao piano

por Ricardo Luís Costa Martins

.

Les pas- de-stravinsky ou a balalaika stravagante

por Sérgio Azevedo

.

Lisboa Menina e Moça: a personificação da Cidade nas letras de fado

por Marcelo Casarini

.

Luiz Costa: um mestre compositor musical

por João-Heitor Rigaud

.

Manifesto XXI

por Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

Manuel de Tavares e o Catálogo da Livraria de D. João IV

por Maria Luísa Cerqueira Correia Castilho

.

Memória e identidade – apresentação da monografia de Mário Anacleto tuna Esperança de Santa Maria de Lamas (1877-2007)

por João-Heitor Rigaud

.

Memória Musical na Demência tipo Alzheimer – relato de experiência

por Denise Azevedo Magalhães Silva

.

Mozart e a Importância do Saber

por Tiago Tavares Abrantes

.

MPB: identidade, intertextualidade e contradição no discurso musical

por Álvaro Néder

.

Music as one of the eight multiple intelligences

por Evelyn Lynne Cox

.

Music Therapy As a Treatment Modality for Autism Spectrum Disorders

por American Music Therapy Association

.

Música absoluta: uma breve análise meta-crítica

por Andersen Viana

.

Música correlatos bio-psico-sociais

por André Filipe A. Gomes

.

Música de ver Deus: A música como instrumento jesuítico de educação e conversão indígena na América portuguesa (séculos XVI e XVII)

por Tamires Santos Teles e Solyane Silveira Lima

.

Música e desenvolvimento: a importância da educação musical para a pessoa com deficiência mental

por Andrew Hugh Swinnerton

.

Música e Filosofia dos Árabes

por João Marques Carrilho

.

Música e exercícios fonoaudiológicos para tratamento do Alzheimer

por Paula Conceição Da Costa Granja e Carolina De Freitas Do Carmo

.

Música electrónica documenta

por João Marques Carrilho

.

Música e Inclusão: necessidades educativas especiais ou necessidades profissionais especiais?

por Catarina Shin Lima de Souza

.

Música e Liturgia – Critérios e orientações pastorais

por Jorge Ortiga

.

Música em Fátima

por António José Ferreira

.

Música e Poesia: a relação complexa entre duas artes da comunicação

por Maria Cristina Aguiar

.

Música e Saúde: uma Arte ao serviço da Ciência Médica

por Ana Sofia da Silva Carvalho Pereira de Sousa

.

Música Moderníssima: representações de civilidade em anúncios de partituras e instrumentos musicais nos periódicos da Corte brasileira

por Olga Sofia Freitas Silva

.

Música para a vida: musicoterapia aplicada a idosos institucionalizados

por Ana Rita Gonçalves Candeias

.

Música na creche: possibilidades de musicalização de bebês

por Cíntia Vieira da Silva Soares

.

Música na Igreja Contemporânea em Portugal

por António José Ferreira

.

Música no ensino de ciências: análise da presença de letras de músicas em livros didáticos de ciências das sérias finais do Ensino Fundamental no Brasil

por Marcelo Barros e outros

.

Música no Século XX Portuense

por Filipe Pires

.

Música para crianças com paralisia cerebral

por Angelita Maria Vander Broock

.

Musica Repetitio

por Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

Música sacra: tesouro da igreja e da humanidade

por Raffael Farina

.

Música: um conto de Miguel Torga

por António Manuel Ferreira

.

Musicae Sacrae Disciplina

por Pio XII

.

Musicalização na Educação Infantil: Entre repertórios e práticas culturais e musicais

por Virna Mac-Cord Catão

.

Músicos e Empresários, Fundadores do Orpheon Portuense

por Henrique Luís Gomes de Araújo

.

Musicoterapia aplicada à avaliação da comunicação não verbal de crianças com transtornos do espectro autista

por Gustavo Schulz Gattino

.

Musicoterapia com crianças num centro de acolhimento temporário

por Marta de Araújo Carvalho

.

Musicoterapia como estratégia de intervenção psicológica com crianças: uma revisão da literatura

por Alexandre Gonzaga dos Anjos e outros

.

Musicoterapia e animação sociocultural com pessoas idosas

por Diogo Gabriel Fortuna

.

Musicoterapia e cuidados com o portador de Alzheimer: uma revisão integrativa

por Larissa Maria Lacerda Fernandes, e outros

.

Musicoterapia e um re significar da musicalidade

por Clara Marta de Freitas Piazzetta

.

Musicoterapia na Educação Musical Especial de Portadores de Atraso do Desenvolvimento Leve e Moderado na Rede Regular de Ensino

por Cybelle Maria Veiga Loureiro

.

Musicoterapia na qualidade de vida em idosos institucionalizados

por Luiza Thomé da Luz

.

Musicoterapia uma alternativa no tratamento do transtorno do déficit de atenção: estudo de caso

por Solange Viana da Costa Ribas e outros

.

Narrativas religiosas no Ensino Superior em Música

por André Müller Reck

.

Nova Música Portuguesa Improvisada

por Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

O baile popular do Alentejo – uma perpormance multidimensional

por Carla Nunes

.

O calcanhar de Aquiles do programa AEC: a articulação curricular

por Ana Maria Vale Pereira

.

O Canto na abordagem de Zoltán Kodály

por Tatiana Dias Teixeira

.

O compositor César Morais

por Maria José Morais

.

O compositor Nicolau Ribas

por João-Heitor Rigaud

.

O conjunto sineiro de Mafra

por Isabel Yglesias de Oliveira e outros

.

O Contraste entre Música e Texto na Obra Guerras do Alecrim e Manjerona

por Tânia Valente

.

O Contributo da Expressão Musical nos Primeiros Anos da Educação Básica

por Joana Mendonça Marques

.

O contributo das Redes Sociais para o desenvolvimento das Casas de Fado em Alfama

por Ana Sofia Nobre Simões

.

O Ensino da Música em Regime Articulado: Projecto de Investigação-Acção no Conservatório do Vale do Sousa

por António José Pacheco Ribeiro e Maria Helena Gonçalves Leal Vieira

.

O Ensino da Música no 1º Ciclo do Ensino Básico

por Dina Maria de Oliveira Soares

.

O Ensino da Música no Ensino Básico

por Mariana Sofia da Silva Adrego

.

O contributo da Música na educação, reabilitação e inclusão de crianças com n.e.e.

por Mónica Cereja Faria

.

O Ensino da Música na Escola Fundamental: Um Estudo Exploratório

por Alícia Maria Almeida Loureiro

.

O Ensino da Música no 1º Ciclo do Ensino Básico

por Dina Maria de Oliveira Soares

.

O Ensino do Ritmo no 1º e 2º Graus da Disciplina de Formação Musical do Ensino Especializado da Música

por Vítor Horácio Esteves Correia

.

O Ensino Musical Interdisciplinar de Harmonia, Contraponto, Solfejo e Arranjo como estratégia de produção de conhecimento

por Jáderson Aguiar Teixeira

.

O Fado como instrumento de apoio à internacionalização Portuguesa

por Cristiana Sofia Martins da Silva

.

O fado como marca de luxo

por Ana Campina

.

O fado de Portugal, do Brasil e do mundo: as teorias sobre sua origem

por Ricardo Nicolay

.

O fado que nós cantamos

por Marina Bay Frydberg

.

O fado – um fenómeno da cultura portuguesa

por Barbara Bunić

.

O Folclore

por Delmar Domingos de Carvalho

.

O Jazz e a Música do Mediterrâneo

por João Pedro Lima Brandão Costa

.

O lugar da Música no Ensino Básico: Música para todos

por Mário Relvas

.

O lugar de Carlos Gomes na formação social da música brasileira

por Alberto Coutinho Rabelo

.

O machete e o violoncelo: gêneros musicais e identidade social na prosa de Machado de Assis

por Jordão Horta Nunes

.

O mito de Orfeo e a ópera no século XVII. Um estudo sobre o surgimento da ópera em Itália

por Thiago Vaz Cruvinel

.

O Novo Fado – Uma Leitura Transcultural

por Ricardo Xavier Machado Silva Fonseca

.

O órgão da igreja de São Martinho de Sintra

por Mafalda Brito

.

O órgão da Sé Catedral de Faro

por João Pedro d’Alvarenga

.

O Órgão e a Liturgia, hoje

por Congresso Internacional Fátima 2003

.

O papel da audição de música na aula gravada no processo de aprendizagem da flauta transversal: três estudos de caso enquadrados no 2.º e 3.º ciclos do ensino básico

por Ana Maria Martins van Zeller de Macedo

.

O papel da música na educação infantil

por Maria da Glória Gohn e Isa Stravacas

.

O perfil do docente de Formação Musical na Iniciação Musical

por Adalgisa Castro Maia Pontes

.

O portefólio reflexivo na formação inicial de professores

por Susana Vale

.

O Porto musical no início do séc. XX

por João-Heitor Rigaud

.

O processo da criação artística

por Andersen Viana

.

O professor como inovador. Uma visão construtivista da aprendizagem; como construir uma escola aprendente

por Susana Margarida Marques do Vale

.

O silêncio e a música de Maria João Pires

por Júlia-Miguel R. Bernardes

.

O Stabat Mater de José Maurício (1781)

por Rui Paulo de Moura Branco Simões

.

O surgimento de gêneros musicais populares para piano na Belle Époque carioca

por Paulo Roberto Peloso Augusto

.

O Tempo na Interpretação Musical: Uma Escuta Tensiva

por Marina Maluli César

.

O tubo de órgão da Charola

por Garcez Teixeira

.

O valor da música na educação na perspectiva de Keith Swanwick

por Maria Manuela Isaías Afonso da Costa

.

Olivier Messiaen e a Actualidade do Sagrado

por Yolanda Espiña

.

Olivier Messiaen: nota biográfica

por José Abreu

.

On the overgrown path ou os caminhos (frondosos?) da música contemporânea portuguesa, 1998-2004

por Sérgio Azevedo

.

Operacionalização da Expressão Musical no 1º Ciclo do Ensino Básico

por Maria Salomé Araújo Alves Dias

.

Órgão Ibérico

por João Duque

.

Origem etimológica de coreto e denominações noutros idiomas

por Delmar Domingos de Carvalho

.

Orquestração: o timbre e as suas particularidades expressivas em Ma Mère l’Oye

por Andersen Viana

.

Os bimembranófonos Yoruba no Brasil

por Norton Corrêa

.

Os casos de Christopher Bochmann e Pedro Amaral na ópera de Língua Portuguesa no século XXI

por Pedro Miguel Ramos Francisco

.

Os coretos

por Delmar Domingos de Carvalho

.

Os efeitos da utilização da música para os idosos

por Lorena Gomes e Juliana Bezerra do Amaral

.

Os manuais do 1º Ciclo de Expressão e Educação Musical

por Cândida Maria Duarte Martinho Pires

.

Os métodos de iniciação à flauta em alunos adultos : um estudo de caso

por Sofia Ferreira da Silva Cosme

.

Os nove biliões de nomes de Bach?

por Sérgio Azevedo

.

Os silêncios do Côa

por Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

Padre Luís de Sousa Rodrigues

por António José Ferreira

.

Pedagogia da Performance Musical

por Sonia Ray

.

Percursos da Percussão

por Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

Percussão: Toque de Sentido

por Paraguassú Tavares Pereira Abrahão

.

Performance instrumental e educação musical: a relação entre a compreensão musical e a técnica

por Cecília Cavalieri França

.

Piano, piano… pianissimo

por Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical

por Vasco Henrique Carvalho Pinto

.

Prática musical e saúde

por Bruno Gomes Sousa

.

Práticas musicais locais: alguns indicadores preliminares

por Salwa El-Shawan Castelo Branco e Maria João Lima

.

Processo de criação no fazer musical: uma objetivação da subjetividade, a partir dos trabalhos de Sartre e Vygotsky

por Kátia Maheirie

.

Professor e Performer: Uma Conjunção Didática

por José Ricardo Reis

.

Profissionalidade docente em tempo de mudança profissionalidade-docente

por Susana Margarida Marques do Vale

.

Quirógrafo no centenário do Tra le sollecitudini

por João Paulo II

.

Relação entre características psicoacústicas e emoção

por Carlos dos Santos-Luiz

.

Relações entre os Critérios de Avaliação do Professor de Violão e uma Teoria de Desenvolvimento Musical

por Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho

.

Relatório de Estágio em Educação Musical

por Carlos Ribeiro

.

repertório de Jazz para Guitarra a solo

por Mário Delgado

.

repertório de Música Portuguesa para violoncelo para o ensino básico e secundário: inventário e adequação ao nível de ensino

por Ana Teresa Maiau de Araújo

.

Saramago e a Música

por Tânia Valente

.

Secularidade e sacralidade na criação musical contemporânea: tensões e transações

por Alfredo Teixeira

.

Sinfolusa, a Sinfonia em Portugal

por Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

Singing pedagogy and contemporary vocal music: a troubled relationship

por Nicolás Alessandroni e outros

.

Sobre el grupo de creación musical (GCMUS) y los sons creativos

por María Inmaculada Cárdenas Serván

.

Sonosfera artificial

por Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

Sons para o Eterno

Joseph Ratzinger

.

Técnicas de mão direita na obra Traçado íntimo e hesitante para violoncelo solo de Bruno Angelo

por Dora Utermohl de Queiroz e Fabio Soren Presgrave

.

Tecnobrega a legitimação de um estilo musical estigmatizado no contexto da crítica musical

por Lydia Gomes de Barros

.

Telectu

por Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

Terceira idade e música: perspectivas para uma educação musical

Cristiana Miriam S. e Souza

.

The Role of Musical Intelligence in a Multiple Intelligences Focused Elementary School

por Susan W. Mills

.

Teodorico Pedrini, o músico do imperador

por André Silvestre

.

Toda a gente virou fadista: ressonâncias do processo de patrimonialização do fado na cidade do Porto

por Eduardo Roque dos Reis Falcão

.

Tra le Sollecitudini

por Pio X

.

Treinamento musical auditivo: uma proposta para idosos usuários de próteses auditivas

por Katya Guglielmi Marcondes Freire

.

Tristão e Isolda Arthur Schopenhauer e Richard Wagner: Música e essência em forma de ópera

por Sidnei Oliveira

.

“Tudo isto (ainda?) é fado” ou a tradição já não é mais o que era: reconfigurações de um gênero musical entre a raiz e o pop

Tiago José Lemos Monteiro

.

Tudo o que você queria saber sobre o órgão

por António Mota

.

Tugajazz

por Jorge Lima Barreto (Vinhais, 1949 – Lisboa, 2011)

.

Um estudo sobre as práticas da musicoterapia em direção à promoção da saúde

por Mariane Oselame

.

Um estudo sobre música e qualidade de vida na terceira idade, com base em princípios da educação ambiental

por Sônia André Cava de Oliveira

.

Uma Espécie de Ópera, O gesto na condução musical

por Maria João Rocha de Matos Gonçalves

.

Uma leitura de Bach defendido contra os seus admiradores, de Theodor W. Adorno (1ª Parte) Os caminhos da Diagonal: do Barroco a Bach

por José Manuel Martins

.

Un maestro organero vallisoletano del XVIII re-descubierto: Manuel Benito Gómez (de Herrera)

por Organaria

.

Vamos fazer Música? A Musicoterapia como forte aliada no processo de desenvolvimento de pessoas autistas

Pâmela Silva Rocha e Denise Andrade de Freitas Martins

.

Vivência Musical no Porto da Segunda Metade de Oitocentos

por João-Heitor Rigaud

.

Vocear, cantar, contar. Derivas metodológicas de una investigación artística e autoetnográfica

por Gisela Magri

.

Vocalidad humna, desarrollo y enacción

por Nicolas Alessandroni Bentancor

.

Why is it that research into the effects of music on dementia with lewy bodies is so urgently needed?

por Rosangela Berteli

.

Wolfgang Amadeus Mozart – Considerações antropológicas

por João-Heitor Rigaud

.

Zé da Luz e Reginaldo Carvalho: A relação entre texto e música n’As Flô de Puxinanã e n’A Cacimba

por Gunnar Menezes Silvestre e Vladimir Alexandro Pereira Silva

.

Voluta

Partilhe
Share on facebook
Facebook