Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Quarteto de Cordas “Douro”

Quarteto

O Quarteto de Cordas “Douro” é formado por Radu Ungureanu (violino I), Gaspar Santos (violino II), Teresa Correia viola) e Filipe Quaresma (violoncelo).

Foi no final do ano de 2007 que Radu Ungureanu tomou a iniciativa de constituir um novo quarteto de cordas, destinado a servir e divulgar o repertório desse género nomeadamente no Norte, mas também noutros sítios de Portugal.

O Quarteto “Douro” actuou regularmente por todo o país e foi convidado, no ano de 2009, como quarteto residente do Museu do Douro, do Peso da Régua, onde realizou uma série de concertos de referência.

A escolha do nome do quarteto tentou abarcar a especi?cidade da região do Norte de Portugal, tomando o vale do rio Douro (Património da Humanidade, desde 2005) como principal referência cultural, social, histórica e geográ?ca.

Entre os vários géneros musicais, o quarteto de cordas ocupa um lugar privilegiado. Inúmeros compositores criaram as suas mais significativas obras -primas precisamente neste género. O Quarteto de cordas “Douro” propõe a divulgação deste repertório “de ouro”, numa visão interpretativa actual, tendo como meta a análise das partituras e das circunstâncias que as determinaram e a revelação do seu conteúdo ideático-emocional, com particular atenção à autenticidade estilística.

O repertório do Quarteto “Douro” abrange obras de todas as épocas, de compositores como Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert, Mendelssohn -Bartholdy, Schumann, Brahms, Sibelius, Ravel, Bartók, Enescu, etc., conferindo, ao mesmo tempo, uma atenção especial a autores portugueses: Cláudio Carneyro, Fernando Lopes-Graça, Luís de Freitas Branco, Alexandre Delgado, João Pedro Oliveira e outros.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook