Bio+
Pedro Silva
Fagote
Natural de Pevidém, Guimarães, Pedro Silva estudou fagote na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, na classe de Hugues Kesteman, e na Escola Superior de Música do Porto, onde obteve a licenciatura. Estudou também na Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha, com o professor Gunter Pfizenmaier.
Paralelamente, frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento, destacando-se os orientadas por Sérgio Azzolini, Gustavo Nunes, Milan Turkovic e Pierre Olivier Martens, em Portugal e na Alemanha.
A actividade de Pedro Silva reparte-se entre a música de câmara e os concertos com Orquestra, em Espanha, França, Holanda, Alemanha e Bélgica. Ao longo da sua actividade artística, destacam-se as participações no 1º Estágio Nacional de Fagote, no Festival Internacional de Música de Mateus, no Festival da Póvoa do Varzim, nos Encontros da Primavera (Guimarães), em Déodat de Séverac (Toulouse) e no Musiktheater de Karlsruhe.
Apresentou-se, como solista, com a Orquestra do Norte e a Orquestra ARTAVE, tendo colaborado ainda com a Orquestra de Câmara Musicare, a Orquesrta Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Académica do Porto, o Quinteto Zelenka, e o Remix Ensemble, trabalhando regularmente com este último.
Foi 1º Solista na Orquestra do Norte e 2º Solista na Orquestra Filarmonia das Beiras. Actualmente, integra a Orquestra Nacional do Porto como 2º Solista. É membro fundador do Trium de Palhetas e da Camerata Senza Misura. Na sua Actividade de concertista, teve oportunidade de participar em estreias de obras de compositores como Fernando Lapa, Cândido Lima, Carlos Azevedo, João Rafael, Eurico Carrapatoso e Emanuel Nunes, entre outros.
Em 1995, foi-lhe atribuído o 3º Prémio, na classe de madeiras, no concurso da Juventude Musical Portuguesa.
Como docente, fundou classes de fagote que leccionou em diversas academias e conservatórios. Actualmente, é professor na Escola Profissional Artística do Vale do Ave e na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.