Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Pedro Pacheco dos Santos

Violino

Nascido em Lisboa em 1966, Pedro Pacheco dos Santos iniciou os estudos de violino aos 5 anos, com o seu pai. Mais tarde, ingressou na Academia de Música de Santa Cecília, nas classes de violino dos professores Vasco Barbosa e Alberto Nunes, com quem continuaria a trabalhar até ingressar no Conservatório Nacional de Lisboa.

Durante os seus estudos em Portugal, foi membro fundador de duas orquestras de câmara e ainda membro da Orquestra Sinfónica Juvenil, com a qual realizou numerosos concertos como solista.

Frequentou durante esse período cursos de aperfeiçoamento artístico tutelados pelos professores Tibor Varga, Alberto Lisy e Gerardo Ribeiro. Concluiu o Curso Superior de Violino no Conservatório Nacional de Lisboa em 1984, ingressando nesse ano no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa, no Curso de Relações Internacionais.

No ano seguinte, obteve uma bolsa de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian para estudar em Paris com a professora Veda Reynolds (professora dos Conservatórios Superiores de Paris e de Lyon). Este aperfeiçoamento artístico durou quatro anos, tendo sido no último ano financiado pela Secretaria de Estado da Cultura. Durante este período fez diversos recitais na Bélgica, na Inglaterra e na França.

Desde 1990, é membro da Orquestra Gulbenkian, com a qual tem actuado como solista em diversas ocasiões. Tem actuado ainda como membro de agrupamentos de música de câmara e como solista nos Festivais de Música do Algarve, de Sintra e de Leiria. Foi também convidado a realizar uma digressão no grupo central das Ilhas dos Açores, onde fez diversos recitais.

No ano de 1997 foi um dos professores convidados a leccionar no Curso de Verão das Escolas Particulares, com vista à formação de jovens músicos de todo o país.

É professor de violino na Academia de Música de Santa Cecília.

30 Outubro 2003

Partilhe
Share on Facebook
Facebook