saxofonista Pedro Melo

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Pedro Melo

Saxofone

Natural de Pevidém, Guimarães, Pedro Miguel da Silva Melo terminou os seus estudos profissionais no Conservatório de Guimarães com os professores Luís Ribeiro e Tiago Costa.

Continuou os estudos superiores na classe de saxofone na Universidade do Minho com Luís Ribeiro onde terminou com as mais altas qualificações. Neste momento está a terminar o Mestrado em Ensino da Música na mesma universidade.

Em 2016/2017 esteve na classe de Antonio Felipe Belijar, no Conservatório Superior de Musica Castilla La-Mancha em plano Erasmus. Na Universidade do Minho, orientado por Luís Ribeiro, explora o ramo solístico como o de música de câmara com ensemble e quarteto. Com estas formações apresentou-se em vários locais como World Congress, em Estrasburgo (2015), SaxOporto (2015), Festival Internacional de Palmela (2016), Congresso Europeu de Saxofone, Porto (2017) e Aveiro Fest (2017).

Como solista, realizou obras como Scaramouche de Darius Milhaud com Orquestra de Sopros, Concerto de Erik-Larsson com orquestra de cordas, Fantasia de Villa-Lobos com ensemble de saxofones, Concerto de J.S. Bach em Lá Menor com quarteto de saxofones.

Participou na Orquestra Profissional da Universidade do Minho sob condução de António Vitorino de Almeida, tendo feito a Sinfonia nº 6 “O Minho” no qual arrecadou o Prémio Sociedade Português de Autores em 2015 e executando a obra “Bolero” de Maurice Ravel com o mesmo maestro em 2017.

Obteve em 2015, o 2º Prémio na 3ª edição do concurso nacional de clarinete e sons de saxofone de Cabral. Em 2017, o 3º Prémio da Categoria Sénior no Concurso Internacional de Saxofone “Buffet-Crampon”. Em 2018 o 2º Prémio na Categoria Sénior no Concurso Internacional “Terras de La Sallete”. Em 2019, obteve o 1º Prémio na Categoria Sénior no Concurso Internacional “Terras de La Sallete” e ainda o 2º Prémio “Ex-Aqueo” no 7º Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho.

Leciona na Academia da Casa do Professor e na Academia de Música da Banda De Cabreiros. Foi professor convidado para orientar as masterclasses na Academia Esmoriz em 2017 e em 2018 o “I Curso Internacional de Saxofone de Vílla de Arafo” em Tenerife, Espanha onde estará este ano para uma 2º edição.

Desde 2017, ele é membro do Iberian Quartet com Antoine Flores Gracia, Patricia Aller e Luis Coelho, estreando-se no Festival de Música de Mondragón, Guipúzcoa. Junto com esta formação participou ainda com um recital no Congresso Mundial de Saxofone 2018, realizado em Zagreb, Croácia, bem como no Festival Internacional de Música de Piantón, Astúrias. Já tocou com esta formação em outros locais como Zaragoza, Espanha, e Braga e Guimarães, Portugal. Ainda em 2018 com esta formação orientou uma masterclasse na Academia de Musica Comendador Albano Abreu Coelho Lima.

Pedro teve classes de aperfeiçoamento com professores como Arno Bornkamp, ​​Antonio Felipe Belijar, Vincent David, Marcus Weiss, Jerome Laran, Quatuor Morphing, Otis Murphy, Tomas Jerez Munera, entre outros.

[ Bio facultada por Pedro Melo e publicada na Meloteca a 26 de junho de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook