Pedro Meireles

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Pedro Meireles

Violeta

Nascido no Porto em 1981, Pedro Meireles começou a estudar violino com a sua mãe, Maria Filomena Pires, aos 5 anos de idade.

Com 9 anos ganhou o seu primeiro concurso: ‘Juventude Musical Portuguesa’. Foi também 1° prémio no concurso ‘Parnaso’ em 1993, 2° prémio para a melhor interpretação da peça Portuguesa no Concurso Internacional de violino Júlio Cardona – classe B em 1997 e 1999, 1° prémio no concurso ‘Jovens Músicos’ da RDP – nível médio em 1998 e nível superior em 2000 e 1° prémio no concurso Winfred Little – Violin Prize em 2003.

Estudou violino com os professores Carlos Fontes e Suzanna Lidegran no Conservatório de Música do Porto onde terminou o curso com nota máxima. Estudou também com Gerardo Ribeiro.

Estreou-se como solista com a Orquestra do Norte aos doze anos e desde então tocou também com, a Orquestra de Câmara do Conservatório de Música do Porto, a Orquestra Sinfónica Portuguesa e a Orquestra Gulbenkian, entre outras. Em 2004, graduou-se com honras e prémio “Foundation award” pelo seu exame final na Royal Academy of Music em Londres, onde segue presentemente estudos com Howard Davis. Gravou para a RDP, RTP e R.A.M. label. Foi bolseiro da Fundação Eng° António de Almeida, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Musicians Benevolent Fund. Pedro toca num violino Maggini de 1600 da colecção do Museu de instrumentos de corda, cedido pela Royal Academy of Music.

Quanto a viola d’arco, Pedro Meireles começou a estudar viola como 2° instrumento na Royal Academy of Music em Londres com Matthew Souter e, desde então, foi galardoado com o 3°, 2° e 1° prémios no Max Gilbert Viola Award em 2002, 2003 e 2004. Foram-lhe também atribuídos o 3° e 2° prémios no Theodore Holland Award em 2002 e 2004 assim como o 2° prémio no Concurso de Interpretação do Estoril e no Croydon Symphony Orchestra International Soloist Prize em 2003.

Em 2004, Pedro foi o vencedor do Prémio Jovens Músicos e do Prémio Maestro Silva Pereira da RTP.

A 8 de Maio de 2004 foi solista com a Croydon Symphony Orchestra no Fairfield Hall, interpretando Harold em Italia de Berlioz e a 8 de Outubro teve o seu “debut” no Purcell Room onde tocou a Eulogy para viola e “ensemble” de Mark-Anthony Turnage (London Premiere) com a OrchestrUtopica.

Foi seleccionado como violetista para tocar com a London Symphony Orchestra, a Philharmonia e com os Solistas da Royal Academy of Music. Pedro Meireles toca numa viola David Rattray de 2004.

Partilhe
Share on Facebook
Facebook