violinista Pedro Lopes

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Pedro Lopes

Violino

Pedro Lopes é docente na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa (2011) e músico da Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP), com a qual colabora regularmente na qualidade de músico, concertino, tutor e coordenador nos projetos Notas de Contacto (2012-2015) e Jovem Orquestra Portuguesa (2013).

Recentemente iniciou uma colaboração com um projeto de música e multimédia do pianista João Vasco – “2016”.

Foi ainda docente no Ensino Integrado de Música na Casa Pia de Lisboa (2009 -2011).

Em Agosto de 2015 estreou-se a solo com a JOP na Konzerthaus de Berlim, Interpretando a Sinfonia Concertante de Wolfgang Amadeus Mozart. Em Janeiro de 2017 apresentou-se a solo com a OCP no Teatro da Trindade com o concerto nº 5 de Mozart em direto e gravado para a Antena 2 e RTP.

Foi também solista com a Orquestra ARTAVE e com o Ensemble MPMP.

Para além de Portugal, apresentou-se já em concertos em Espanha, França, Inglaterra, Alemanha, Bélgica e Angola.

Colaborou já com as principais orquestras de Lisboa (Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian) e Orquestra XXI.

Foi também violinista convidado nos Quartetos Lopes-Graça e de Guimarães.

É membro fundador do Trio do Desassossego, este último em residência na Casa Fernando Pessoa em 2013/2014 e vencedor do 1º prémio em Música de Câmara nível Superior do Prémio Jovens Músicos (2013).

Foi laureado ainda com o 1º prémio no concurso Internacional Jovens Intérpretes de Música Antiga (2013), na categoria de solista nível superior, sendo-lhe também atribuído o prémio especial do júri “Sofia de Mendia”. Obteve o 2º prémio no nível médio (2007), categoria solista, do Prémio Jovens Músicos. Conta já com vários alunos laureados concursos e que prosseguiram os estudos fora de portas (Inglaterra, Holdanda e Alemanha).

Iniciou os estudos de violino com 12 anos, na ARTAVE sob orientação do professor José Camarinha. Concluiu o 8º grau com a classificação máxima no instrumento. Estudou na Academia Nacional Superior de Orquestra com Aníbal Lima, onde obteve o grau de Licenciatura (2009) e depois de Mestrado em Ensino da Música (2013) com a classificação de 19 valores na especialidade instrumental.

Estudou ainda música de câmara com Pedro Wallenstein, Paul Wakabayashi, Paulo Pacheco e Alexei Eremine.

Participou em classes de aperfeiçoamento com os professores Alexei Mijlin, Boris Kuniev, Sergey Kravchenko, Gerardo Ribeiro, Aníbal Lima, Alberto Gaio Lima, Irina Tsetlin, Alexandre da Costa, Masaoke Inoue (violino moderno) e Antoinette Lohmann (violino barroco) Vladimir Viardo e Pablo de Naverán (música de Câmara).

Frequentou o Mestrado em Música de Câmara na prestigiada Hochschule Für Musik Tthater und Medien Hannover (Alemanha) na classe do professor Markus Becker, tendo ainda a oportunidade de trabalhar com os professores Oliver Wille e Ulf Schneider (violino e música de câmara).

[ Bio facultada por Pedro Lopes e inserida a 18 de março de 2019 ]

Partilhe
Share on Facebook
Facebook