Bio+
Pedro Lopes Baptista
Guitarra clássica
Pedro Lopes Baptista iniciou os estudos de guitarra com Régine Campagnac no Conservatório de Música de Sintra. Concluiu o 8º grau de guitarra com Júlio Guerreiro, na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, sendo distinguido com o prémio de mérito do Ministério da Educação.
Licenciou-se simultaneamente em guitarra com Dejan Ivanović e em composição com Christopher Bochmann e Pedro Amaral, na Universidade de Évora.
Posteriormente, obteve o grau de mestre em ensino de música com Pedro Rodrigues e Paulo Vaz de Carvalho, na Universidade de Aveiro. Estagiou com Tiago Matias na Escola de Artes da Bairrada, obtendo a classificação máxima de 20 valores.
Concluiu o doutoramento em música na Universidade de Aveiro, com distinção e louvor, sob a orientação de Pedro Rodrigues e Evgueni Zoudilkine, defendendo a tese: A guitarra na música de Jorge Peixinho.
Frequentou classes de aperfeiçoamento de guitarra com Alejandro Córdova, Andrea de Vitis, António Jorge Gonçalves, Darko Bageski, Dejan Ivanović, Elvis Sivčević, Gaëlle Solal, José Mesquita Lopes, Júlio Guerreiro, Michalis Kontaxakis, Pavle Filipović, Pedro Rodrigues, Roland Dyens, Sanel Redžić e Vojislav Ivanović.
Participou também em masterclasses e seminários de composição com Diana Pérez, Luis Naón e Elainie Lillios, de pedagogia da guitarra com Stefan Schmidt e de direção com Alberto Roque, Artur Cardoso, Matthew George e Tiago Alves.
Apresenta-se regularmente em recitais, festivais e digressões nacionais e internacionais, incluindo nos EUA (nomeadamente no Alabama, Alasca, Arizona, Califórnia, Connecticut, Carolinas, Dakota do Norte, Flórida, Geórgia, Havai, Indiana, Luisiana, Ohio, Texas e Washington).
Entre os eventos mais relevantes, destacam-se o concerto de abertura dos Dias da Música em Belém com a Orquestra Sinfónica Metropolitana de Lisboa (dir. Michael Zilm), o concerto a solo com a Banda da Armada Portuguesa no Dia da Marinha (dir. Délio Gonçalves) e as atuações no TUTTI Festival, Festival of Contemporary Art Music, CAMP Festival, BSU Festival of New Music, Tuzla Guitar Week e Sounds New Tour.
Tocou com músicos de renome internacional, entre os quais Dulce Pontes, Carla Algeri, Lu Yanan, Martha Masters, Alan Goldspiel, Julianna Eidle, David Chew, Tucson Duo Project e TORCH Artist Collective.
Tem-se dedicado a diversas formações de música de câmara, destacando-se o Euterpe Guitar Duo, com Titus Isfan.
Pedro Baptista foi premiado enquanto guitarrista e compositor em competições realizadas em Portugal, Itália, Finlândia, Polónia, Reino Unido e EUA. É regularmente convidado para lecionar masterclasses e integrar o júri de concursos de guitarra. Gravou para a Antena 2, RTP2, TVM e WNMA e participou em gravações discográficas editadas pela Scomegna Edizioni Musicali e pela La mà de guido.
A sua investigação artística tem sido apresentada em congressos, revistas, podcasts e conferências, incluindo o International Congress on Musical Signification, 21st Century Guitar Conference, Research Summit, Jornades d’Investigació Artística en Música dels Pirineus, Moveable Snippets, Revista Brasileira de Música e Hands-On Research Symposium.
Como intérprete, estreou dezenas de obras para guitarra solo, música de câmara e ensemble de compositores portugueses e estrangeiros, entre os quais Afonso Teles, Ana Roque Antunes, Becky Turro, Cândido Lima, Christopher Bochmann, Eurico Carrapatoso, Fábio Chicotio, Fernando Lapa, Francisco Chaves, Gonçalo d’Alcântara Lourenço, João Pimentel, José Mesquita Lopes, José Peixoto, Leonardo Mezzalira, Luís Lopo, Mafalda Lemos, Νίκη, Nuno Guedes Campos, Nuno Peixoto de Pinho, Paulo Amorim, Ricardo Abreu, Sérgio Azevedo, Spencer Arias, Victor Castro e Xavier Dayer.
Enquanto compositor, destaca-se a encomenda e estreia da sua peça Abstração pela Orquestra Sinfónica Juvenil de Lisboa, bem como o Prémio de melhor obra portuguesa no 2nd Portugal International Guitar Composition Competition. A sua música tem sido publicada pela AVA Musical Editions e pela Scherzo Editions.
Pedro Lopes Baptista lecionou guitarra e orquestra de guitarras em regime integrado na Escola Dr. Manuel Fernandes (Abrantes). É professor de guitarra na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e no Conservatório Regional de Artes do Montijo.
Bio facultada por Pedro Lopes Baptista, publicada na Meloteca a 6 de outubro de 2025


