Pedro Filipe Cunha
Produção . Pedagogia
Pedro Filipe Morais Duarte Araújo Cunha nasceu no Porto em 1971.
Iniciou os estudos musicais no Curso de Música Silva Monteiro, prosseguindo os mesmos no Conservatório de Música do Porto, onde frequentou o curso de piano, orientado pela professora Arminda Barosa, tendo concluído o curso complementar de Formação Musical.
Estudou composição com António Augusto Aguiar, Carlos Azevedo, Fernando C. Lapa e Fernando Valente e frequentou diversos cursos de pedagogia musical em Portugal, Alemanha e Itália.
Completou a licenciatura em Produção e Tecnologias da Música pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e o Mestrado em Estudos da Criança – especialização em Educação Musical pela Universidade do Minho. Em 2013 completou seu Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade do Porto com a tese Música Bem Temperada na Escola – Narrativas de Vida na Construção da Profissionalidade de um Educador Musical.
Professor de música e investigador, tem vindo a desenvolver diversos projetos pedagógicos em escolas e municípios em níveis de ensino diversificados no que concerne ao ensino da música (creches, jardins-de-infância, escolas de 1 e 2 CEB, escolas de música do ensino artístico especializado e ensino superior).
É atualmente professor de Expressão Musical, Formação de Professores de Música e Inclusão no Ensino da Música no Mestrado em Ensino da Música no Instituto Piaget – Viseu.
Enquanto formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua em Pedagogia e Didáticas, Educação Musical, Expressão Musical, Didática da Música e Tecnologias da Música, tem desenvolvido uma carreira nacional como divulgador de uma didática musical ativa, provocadora e apaixonada.
É autor de diversos artigos e ensaios relacionados com a Didática da Música, em especial para o Jardim de Infância e 1.º CEB em revistas científicas como a Diálogos com a Arte, a Associação Portuguesa de Educação Musical, Investigar em Educação, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e a Revista espanhola Tendências Pedagógicas.
No âmbito da composição musical tem criado repertório original para crianças, sendo autor de inúmeras canções infantis premiadas pela Associação Portuguesa de Educação Musical (O Degrau, Canção da Lua, Dia da Criança, O Gato).
Editou três álbuns originais de temas originais Fá, Lá, Si (2003), Música em Grande… Nos Pequenos! (2006) e SimSom. Música enCantada (2014).
16 de novembro de 2018