Pedro Figueiredo, maestro e compositor, de Lisboa

Bio+

Micro-sítios Meloteca
Clique para criar o seu micro-sítio

Pedro Figueiredo

Direção . Composição

Maestro e compositor, Pedro Pinto Figueiredo nasceu em Lisboa. Estudou com o professor e compositor Christopher Bochmann. Em Paris estudou e trabalhou com Emmanuel Nunes, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 1997, iniciou os estudos de Direção de Orquestra no Conservatório de Dijon na classe do Maestro Jean-Sebastian Béreau, tendo conquistado, em 2002, a medalha de ouro do concurso de finalistas do respetivo conservatório.

Trabalhou também com o Maestro Peter Rundel na área da direção de música contemporânea, e colaborou com o mesmo na gravação de «Duktus» e «Epures de la serpen vert» e na ópera «Das Marchen», de Emmanuel Nunes. Em 2009 estreou na Casa da Música como maestro assistente a obra «La Douce» de Emmanuel Nunes.

Foi Maestro da Orquestra do Conservatório da Metropolitana, tendo dirigido também a Orquestra Sinfónica Juvenil e a Orquestra Jovens Músicos, e é responsável pela direção do Estágio Internacional de Orquestra de Leiria na sua 11ª edição. Em 2003 estreou-se em Portugal com a orquestra Filarmonia das Beiras, tendo desde então dirigido vários agrupamentos e orquestras com destaque para a Nova Orquestra de Lisboa, a Orquestra Utópica, a Orquestra Gulbenkian e o Remix Ensemble.

É docente na Academia Superior de Orquestra da Metropolitana, onde leciona Análise e Orquestração, e é Diretor Pedagógico da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo de Linda-a-Velha, onde dirige um Ateliê de Música Contemporânea. Em 2002 iniciou o projeto Orquestra A2M – Arquivo da Memória Musical e, em 2003, o grupo de música contemporânea Lisbon Ensemble 20/21 mantendo-se como Diretor Artístico dos mesmos.

[ Músicos naturais de Lisboa ]

Mais músicos de Lisboa AQUI.

Bio facultada por Jaime Reis, publicada na Meloteca a 11 de fevereiro de 2021

Partilhe
Share on Facebook
Facebook